Sintomas de doenças autoimunes – 7 sinais de presença da doença
É bastante comum ouvirmos no noticiário que certas pessoas são portadoras de doenças autoimunes.
Para citarmos apenas um exemplo, podemos destacar o astro Michael Jackson, célebre portador de vitiligo, enfermidade autoimune que promove a despigmentação da pele.
Foi por causa dessa enfermidade que Michael foi embranquecendo com o passar do tempo.
E embora seja um termo que muitos já tenham escutado, a verdade é que poucas pessoas sabem sobre o que de fato são doenças autoimunes.
Foi pensando nisso que preparamos este conteúdo sobre os sintomas de doenças autoimunes.
Quer saber mais sobre esse e outros assuntos?
Então continue a leitura!
O que são doenças autoimunes?
De forma simplificada, doenças autoimunes são todas aquelas que o sistema imunológico do indivíduo ataca as próprias células saudáveis do organismo, acreditando que elas estão doentes ou são agentes patológicos.
O que leva a esse quadro ainda não é bem compreendido pela comunidade científica, mas acredita-se fortemente que existem fatores hereditários.
Para se ter uma ideia da dimensão delas, estima-se que entre 15 e 20% da população brasileira tenha alguma doença autoimune.
Na maioria das vezes, as vítimas são mulheres.
Alguns dos exemplos mais comuns de doenças autoimunes são:
- Vitiligo;
- Psoríase;
- Esclerose Múltipla;
- Doença Celíaca;
- Lúpus;
- Doença de Crohn;
- Dermatite Herpetiforme;
- Doença de Graves;
- Artrite Reumatóide;
- Diabetes Mellitus Tipo 1.
- Etc.
Quais as causas das doenças autoimunes?
Como dissemos anteriormente, na introdução, as causas das doenças autoimunes são um dos motivos de maior debate na comunidade científica.
No entanto, hoje em dia a teoria mais aceita diz que o sistema imunológico, quando é exposto a um antígeno, escolhe como alvo para a produção de anticorpos uma proteína semelhante a outra já existente em nosso organismo.
Esse erro faz com que as células de defesa ataquem regiões saudáveis do organismo, levando às mais diversas enfermidades, em praticamente todas as regiões do corpo.
Acredita-se que até mesmo órgãos como rins, coração, pulmões e cérebro possam ser afetados.
Quais os sintomas das doenças autoimunes?
Para se ter uma ideia, existem mais de 120 tipos de doenças autoimunes.
Com isso podemos perceber a imensa variedade de sintomas que estão ligados a elas.
Portanto, um diagnóstico deve ser feito de fato somente a partir do contato com um especialista, que orientará o melhor tratamento de acordo com a enfermidade específica.
De qualquer modo, podemos dizer que existem alguns sintomas que estão presentes na maioria dos casos.
1 – Cansaço e dores de cabeça
Esses dois sintomas costumam andar de mãos dadas, e podem inclusive indicar que você é paciente de alguma doença autoimune.
2 – Febre baixa
A febre baixa também é outro sintoma que está presente em muitos dos casos de doenças autoimunes.
3 – Manchas pelo corpo
Doenças autoimunes como psoríase e lúpus são enfermidades de pele que produzem manchas nas mais variadas regiões do corpo, como couro cabeludo, unhas, joelhos, cotovelos, planta dos pés etc.
4 – Icterícia
Algumas doenças autoimunes ainda podem causar icterícia, que nada mais é do que uma coloração amarela da pele gerada pelo aumento da concentração da substância bilirrubina na corrente sanguínea.
5 – Dores
Sim, infelizmente muitas doenças autoimunes podem causar dores nas mais variadas regiões do corpo, como nas articulações.
6 – Dificuldade respiratória
Alguns pacientes de enfermidades autoimunes também apresentam dificuldades respiratórias.
7 – Prurido
Prurido nada mais é do que o nome científico para a famosa coceira, que muitas vezes se manifestam em conjunto com as manchas, que abordamos anteriormente.
Essa coceira pode acontecer literalmente em qualquer parte do corpo e causar bastante constrangimento e desconforto nos pacientes.
Infelizmente é preciso destacar que as doenças autoimunes podem matar.
Um dos exemplos mais clássicos é o da esclerose múltipla, enfermidade em que o sistema imunológico destrói a bainha de mielina, uma cobertura protetora que atua nos neurônios, comprometendo o trabalho do sistema nervoso.
Como vimos, são muito os sintomas das doenças autoimunes, logo, o mais recomendado é consultar o seu médico para tirar quaisquer dúvidas e realizar um tratamento mais específico e direcionado.
Neste artigo, analisamos um pouco sobre o que são doenças autoimunes, quais as suas principais causas, destacamos os sintomas de doenças autoimunes e ainda mostramos o quão frequente elas são na sociedade brasileira.
E então, ainda tem alguma dúvida sobre o tema ou gostaria de acrescentar alguma informação que foi esquecida?
Então deixe um comentário para a gente.
Adoraríamos contar com a sua participação!
Comentários