Os 9 malefícios dos alimentos industrializados para a sua saúde

Os 9 malefícios dos alimentos industrializados para a sua saúde

Os malefícios dos alimentos industrializados para a saúde são muitos.

E eles estão sem sombra de dúvidas no cardápio de muitas pessoas.

Embora a princípio sejam muito saborosos, eles costumam causar muitos malefícios para a nossa saúde.

Portanto, é preciso ter muito cuidado ao consumir esses produtos, pois a longo prazo eles estão relacionados ao aparecimento de diversas enfermidades.

A seguir, você descobrirá 9 malefícios dos alimentos industrializados para a saúde.

Ficou curioso?

Então continue a leitura!

1. Hipertensão arterial

Esse é um problema clássico muito ligado ao consumo exagerado de alimentos muito processados.

Isso ocorre por causa do sódio, um mineral muito comum na natureza que faz parte da composição do sal que comemos em casa.

Acontece que esse elemento é muito utilizado na indústria para a conservação de alimentos, de modo a evitar desperdícios e potencializar os lucros.

Desse modo, com o consumo exagerado de alimentos industrializados você estará consumindo sódio em excesso, o que eleva a pressão arterial, podendo gerar um quadro de infecção.

Ainda vale lembrar que a hipertensão arterial é um dos principais problemas cardíacos, que se configuram como a maior causa de mortes do mundo, mais até que todos os tipos de câncer somados.

2. Problemas renais

Esse é um outro malefício promovido pelo consumo de alimentos industrializados.

E aqui, o vilão continua o mesmo: o sódio!

Como dissemos acima, o sódio está muito presente para a conservação de alimentos nas indústrias.

Contudo, isso também é muito prejudicial para os rins, pois com o sódio em excesso os rins precisam trabalhar demais para conseguir eliminá-los do organismo.

Pode chegar um momento que os rins não dão conta de tanto sódio, indo à falência.

3. Diabetes

Aqui o grande vilão é o açúcar.

Muitas vezes, esse produto é utilizado em grandíssimas quantidades para mascarar o excesso de sal usado como conservante.

Isso chega a ser tão exorbitante que isso se manifesta até mesmo em comidas doces.

Contudo, o açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo.

Assim, o seu consumo exagerado tende a gerar intensos picos de insulina (hormônio que tenta diminuir a quantidade de glicose no sangue).

Com o passar do tempo, o organismo tende a ficar cada vez menos sensível à insulina, o que caracteriza uma doença muito popular chamada de diabetes.

Por sua vez, a diabetes promove diversos malefícios para o corpo, como:

  • Amputação de membros, como braços e pernas, pois há uma menor transmissão de mensagens para o corpo, o que afeta o funcionamento desses membros;
  • Endurecimento das artérias, que pode provocar derrame e ataque cardíaco;
  • Manchas marrons pelo corpo, pois há a diminuição da circulação do sangue para as mais variadas regiões do corpo, como braços, mãos, pernas, pele, olhos e rins.

Inclusive, cabe destacar que adultos com diabetes têm de 2 a 4 vezes mais chances de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e sofrer de doenças cardíacas.

4. Diminuição da imunidade

O sistema imunológico de um indivíduo que consome alimentos industrializados em excesso tende a ser bastante ruim.

Isso porque, ao consumir esses alimentos, ele deixa de comer aqueles que realmente vão agregar um valor nutricional para o seu organismo.

Com isso, ele consome menos verdura, legumes e frutas, deixando de aproveitar todos os nutrientes que esses alimentos fornecem, como vitaminas e sais minerais.

Com o passar do tempo, o sistema imunológico do indivíduo tende a ficar bastante enfraquecido, deixando-o vulnerável para doenças como coronavírus e gripe e até mesmo doenças crônicas, como psoríase.

5. Insônia

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o excesso de açúcar, presente em vários alimentos industrializados, está diretamente associado à insônia.

Segundo os cientistas, isso ocorre porque a ingestão de carboidratos simples, como a glicose, estimula a liberação de adrenalina e cortisol, hormônios que atrapalham e sono e geram muito estresse.

6. Aumento do colesterol ruim (LDL)

Os alimentos industrializados tendem a possuir altas quantidades de gorduras trans, um lipídio artificial formado por um processo químico muito conhecido chamado de hidrogenação.

A gordura trans tem o papel de dar mais consistência para produtos industrializados, como biscoitos e recheados, além de aumentarem a durabilidade desses alimentos.

O problema é que a gordura trans eleva o colesterol ruim (LDL) e diminui o bom (HDL), causando um entupimento das artérias, o que pode levar a um AVC e à hipertensão.

7. Déficit de atenção

O Glutamato Monossódico (MSG), substância usada para realçar o sabor de vários alimentos industrializados, pode causar déficit de atenção e diversos danos cerebrais.

Isso ocorre porque um aminoácido chamado excitocinina pode destruir as células nervosas, o que pode inclusive provocar o desenvolvimento de doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

8. Arritmia cardíaca

Também não poderíamos deixar de destacar a arritmia como mais um malefício dos alimentos industrializados.

E dessa vez, o vilão é um velho conhecido: o sódio.

Portanto, além de apresentar hipertensão e problemas renais, o sódio ainda pode causar arritmia cardíaca, situação que pode causar muitas preocupações ao indivíduo, levando-o a ficar receoso até de praticar atividades físicas.

9. Obesidade

Por fim, nada mais justo do que destacar que o consumo em excesso de alimentos industrializados aumenta de forma considerável as chances do indivíduo ficar obeso.

Por sua vez, a obesidade é péssima para o organismo, estando relacionada ao desenvolvimento de várias doenças, como:

  • Hipertensão;
  • Diabetes tipo 2;
  • Artrite;
  • Artrose;
  • Pedra da vesícula;
  • Refluxo esofágico;
  • Tumores no intestino e na vesícula.

Além disso, o indivíduo obeso se cansa com muito mais facilidade, tem muita dificuldade de locomoção, principalmente em locais apertados e ainda pode sofrer de problemas emocionais, como baixa autoestima.

E aí, gostou de saber quais são os principais malefícios dos alimentos industrializados para a saúde?

Depois desse texto, garanto que você irá repensar nos seus hábitos alimentares, de modo a ter uma vida mais saudável, não é mesmo?

Ainda tem dúvidas sobre o nosso conteúdo?

Então deixe o seu comentário logo abaixo!

Comentários