8 alimentos inflamatórios que você deve cortar da sua dieta hoje mesmo

8 alimentos inflamatórios que você deve cortar da sua dieta hoje mesmo

Os alimentos inflamatórios possuem poucos nutrientes e podem causar inúmeros malefícios ao ser humano.

No geral, são alimentos que não encontramos na natureza.

Eles são industrializados, tendo diversos conservantes e substâncias para aumentar o prazo de validade deles e conferir um sabor gostoso.

Sendo assim, é de fundamental importância que você saiba o que são alimentos inflamatórios, quais seus principais sintomas no organismo e uma lista dos mais populares.

Ficou curioso e quer saber sobre tudo isso?

Então continue a leitura!

O que são e quais os sintomas dos alimentos inflamatórios?

Os alimentos inflamatórios, como o próprio nome já diz, são aqueles que irritam ao organismo, que fazem mal ao nosso corpo.

Eles são responsáveis por gerar uma espécie de ‘’estresse oxidativo’’ no nosso organismo, com uma série de reações químicas capazes de desequilibrar nossa estrutura bioquímica.

Assim, sentimos alguns sintomas, como azia, inchaço e desconforto no estômago, enxaqueca, além de diabetes, colesterol alto e hipertensão.

A pele tende a ficar enrugada e mais flácida.

Além de tudo isso, ocorre o envelhecimento precoce do organismo.

Quais são os alimentos inflamatórios?

1. Refrigerantes

Parece assustador, mas cerca de 15% dos brasileiros bebem refrigerantes quase todos os dias! Esse é um número bastante alto, o que coloca o Brasil na lista dos países que mais consomem esse tipo de bebida no mundo.

As consequências disso na saúde da população são devastadoras, já que o refrigerante é extremamente rico em açúcar, gerando diabetes, obesidade e problemas intestinais.

2. Bebidas alcóolicas

Não tem como negar, o brasileiro adora uma cerveja no fim de semana.

Acontece que essa prática também não é muito saudável.

Isso ocorre porque principalmente as mais fermentadas (como a cerveja) contribuem para a inflamação do organismo, prejudicando o trabalho do fígado e aumentando as chances de ter hipertensão e diabetes.

3. Batata frita

As frituras de modo geral são bastante maléficas ao organismo, aumentando os riscos de colesterol alto e hipertensão.

Além disso, as frituras reduzem os níveis de triptofano no organismo.

Acontece que essa substância é um aminoácido que ativa um hormônio chamado serotonina, responsável por gerar bom humor no indivíduo.

Assim, ao longo prazo, a batata frita e outras frituras são responsáveis até mesmo por uma piora nos níveis de felicidade, o que contribui para doenças como depressão e ansiedade.

4. Biscoitos industrializados

Sabe aqueles biscoitos recheados que adoramos consumir de vez em quando?

Pois bem, eles também são considerados alimentos inflamatórios e devem ser reduzidos do seu cardápio.

Isso ocorre porque eles têm muitos conservantes, que geram efeitos inflamatórios no organismo, além de gordura trans, um tipo muito maléfico de gordura que gera um aumento dos níveis de colesterol.

5. Sorvetes

Quem não gosta de ir a uma sorveteria com namorado ou amigos, não é verdade?

Porém, essa prática não pode ser muito comum, visto que o sorvete é extremamente calórico e inflamatório para o organismo.

Eles possuem um índice de açúcar extremamente alto, além de serem bastante calóricos, contribuindo para o sobrepeso e obesidade.

6. Salgadinhos e docinhos

A verdade é que não existe festa de aniversário ou de casamento sem salgadinhos e docinhos. Eles inclusive são grandes símbolos de eventos e confraternizações.

Contudo, seu consumo deve ser feito com moderação, pois eles possuem muitos conservantes, sódio (substância presente no sal de cozinha) e muita gordura.

7. Salgadinhos de milho

Assim como os salgadinhos de festa, os de milho também fazem muito mal à saúde.

Além de não possuírem nenhum valor nutricional, eles ainda apresentam um índice muito alto de acrilamida, uma das substâncias mais cancerígenas do mundo.

Portanto, tenha muito cuidado ao comer salgadinhos como fandangos e cheetos.

8. Embutidos de carne vermelha

Aqui nós temos nosso último tópico, mas que na verdade poderia ser subdividido em dezenas, pois aqui estamos abordando topos os embutidos de carne vermelha.

Assim, temos linguiça, salsicha, presunto, salame, bacon, etc.

Desse modo, também estamos falando, por exemplo, de cachorro quente, churrascos com linguiça e diversos tipos de hamburguer que têm bacon.

Você consegue perceber que a maioria dos lanches que consumimos atualmente tem pelo menos um embutido de carne vermelha?

Pois bem, isso é extremamente mal para a saúde, pois todos esses alimentos são extremamente industrializados e possuem muitos conservantes.

Dessa forma, eles são extremamente inflamatórios e possuem muito sódio, o que promove um aumento dos índices de colesterol ruim (HDL) no organismo.

E aí, gostou de saber quais são os alimentos inflamatórios?

Como vimos, eles estão muito presentes na nossa vida, portanto, nós precisamos ter muito cuidado para não deixar que eles afetem tanto a saúde do nosso organismo.

Gostou do nosso conteúdo e gostaria de deixar sua opinião?

Então faça um comentário logo abaixo!

Comentários