10 Alimentos anti-inflamatórios para desinflamar o corpo e ter mais saúde
Os alimentos anti-inflamatórios são extremamente úteis para garantir um corpo mais saudável e maior qualidade de vida ao indivíduo.
Na verdade, a inflamação é um mecanismo de defesa a algo que ocorre no corpo, como a presença de um agente invasor ou uma lesão no pé.
Nesse caso, a dor e o inchaço são justamente para a pessoa saber que a área está danificada.
O problema maior ocorre quando isso persiste por vários dias, ou até mesmo quando os microrganismos invasores não foram eliminados, pois tudo isso gera muitos efeitos negativos no corpo, além de muito incômodo e desconforto.
Assim, existem os alimentos anti-inflamatórios, que reduzirão a inflamação no corpo e fortalecerão o sistema imunológico.
Tá curioso para saber sobre tudo isso?
Então aproveite a leitura!
1. Brócolis
Esse vegetal é sem dúvidas um dos alimentos mais poderosos e nutritivos do mundo.
Seus poderes anti-inflamatórios são imensos.
Isso ocorre porque o brócolis é rico em sulforafano, que é um antioxidante que reduz os níveis de citocinas, que estão relacionadas ao processo inflamatório.
Como se não fosse o bastante, o brócolis é muito ligado ao combate de doenças cardíacas e diversos tipos de câncer.
2. Abacate
Além de muito saboroso, o abacate é um alimento com forte ação anti-inflamatória, com diversos estudos comprovando essa ação.
Essa ação decorre na riqueza dessa fruta, que contém bastante potássio, fibras, gorduras monoinsaturadas, magnésio, carotenóides e tocofenóis.
Além de ajudarem a desinflamar o organismo, todos esses minerais e substâncias melhoram a qualidade do coração e diminuem os riscos de câncer.
3. Uva
A uva tem uma forte ação anti-inflamatória porque ela é muito rica em antocianinas, uma substância bastante conhecida no meio científico por atenuar a inflamação do organismo.
Além disso, a uva evita problemas cardíacos, obesidade e até mesmo o Alzheimer.
4. Chá verde
O chá verde é conhecido por ser anti-inflamatório, por ter polifenóis, que por sua vez age contra as citocinas (uma das principais causadoras da inflamação).
O chá verde também é uma opção interessante para combater a aterosclerose, a obesidade e o mal de Alzheimer.
5. Chocolate amargo
Quem disse que uma comida saborosa como o chocolate não pode ser também bastante nutritiva?
O chocolate amargo contém muitos flavonóides, epicatequinas e catequinas, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e diminuem as chances de um infarto e derrame.
6. Tomate
Muita gente costuma subestimar o tomate, achando que ele nem é tão nutritivo assim.
Mas isso é uma grande mentira.
Pois o tomate é um dos frutos mais ricos que têm, contendo altas doses de potássio, vitamina C e principalmente licopeno, uma substância antioxidante com propriedades anti-inflamatórias.
Inclusive, acredita-se que o tomate ajuda na luta contra vários tipos de câncer, como pulmão, mama, próstata, fígado e cólon, por exemplo.
7. Azeite de Oliva extravirgem
Esse azeite é assustadoramente rico e poderoso em propriedades anti-inflamatórias, devido à presença de oleocantal, um antioxidante muito poderoso que reduz a inflamação do corpo.
Além disso, o azeite de oliva ainda é mundialmente conhecido por sua imensa capacidade em combater doenças cardiovasculares, câncer no cérebro, doenças neurodegenerativas e diabetes.
8. Couve
A pesquisadora canadense Julie Daniluk, uma das maiores especialistas e comidas anti-inflamatórias, classificou a couve como o ‘’alimento mais rico em nutrientes do planeta’’.
Só a partir daí já dá para ter uma noção do poder que a couve tem, não é mesmo?
Afinal, tem muito ômega-3, ômega-6, diversos tipos de vitaminas e ainda ácidos graxos.
Você pode consumir a couve na salada ou até mesmo como bebida.
O importante é não deixar de consumir essa riquíssima fonte de vitaminas.
9. Peixes com ômega-3
Não tem como negar, o ômega-3 é uma gordura extremamente saudável, amplamente considerada um dos alimentos mais nutritivos e benéficos para o ser humano.
São tantos os benefícios para a saúde, que até hoje os cientistas não sabem ao certo, mas alguns são: diminuição da inflamação, combate à depressão, aumento da memória, prevenção de doenças autoimunes, melhora da qualidade da pele, entre muitos outros.
Alguns peixes ricos em ômega-3 são o salmão, atum, arenque, sardinha, cavalinha, entre outros.
10. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas, como cereja, morango, amora, melancia, goiaba, entre muitas outras, são ricas em uma substância chamada antocianina, que têm ação anti-inflamatória.
Além disso, essas frutas fortalecem o sistema imunológico e combatem problemas cardiovasculares.
E aí, gostou de saber mais sobre o que é inflamação e quais os principais alimentos anti-inflamatórios?
Como vimos, existem alimentos anti-inflamatórios de todos os tipos, passando por frutas, legumes, verduras e até mesmo chá verde e chocolate!
Gostou do nosso conteúdo e gostaria de dar uma sugestão?
Então faça um comentário logo abaixo!
Comentários