APRENDA A CONTROLAR A ANSIEDADE COM 6 DICAS

APRENDA A CONTROLAR A ANSIEDADE COM 6 DICAS

Ficar ansioso é normal. Mas, quando os episódios são recorrentes e incluem crises, é preciso procurar ajuda, principalmente a ajuda profissional. Nesse artigo vamos te apresentar algumas dicas de como controlar a ansiedade. 

A ansiedade é um sentimento naturalmente do ser humano, contudo, ela deixa de ser normal quando se torna uma doença ou um transtorno mental.

Aliás, todos se sentem ansiosos, seja pelo motivo de apresentar um trabalho, participar de uma reunião importante, fazer algo que nunca tenha feito, e entre outros. 

Quando a ansiedade ultrapassa esse limite e prejudica a rotina, seja impossibilitando a pessoa de realizar atividades corriqueiras ou trazendo sofrimento emocional, algo precisa ser feito para que isto não evolua em um transtorno mental.

A princípio, é necessário estar atento aos sintomas. Para te ajudar a controlá-los, separamos abaixo algumas dicas. Com elas, você vai conseguir ter um dia a dia mais equilibrado e evitar problemas mais sérios no futuro.

Mas antes, o que é ansiedade?

Sem dúvida, a ansiedade surge quando o indivíduo está tenso ou sob situação de pressão. A respiração e os batimentos ficam acelerados, os pelos se eriçam e se fica em estado de alerta. 

Esse sentimento frequente pode causar transtorno mental, como estresse pós-traumático, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e entre outros. Isso te assusta?

Por isso, é essencial o tratamento logo quando é identificado os primeiros sinais, pois esse assunto é sério.

Porém, pode ficar tranquilo! A ansiedade pode ser controlada e com hábitos simples. Através deles, você poderá minimizar os efeitos dos gatilhos e saberá lidar com os sentimentos de maneira mais suave. 

A seguir, 6 dicas para ajudar a controlar a ansiedade:

1-) Organize a rotina do seu dia

A organização é a maior rival da ansiedade. Você notará que a sua vida se tornará mais tranquila quando deixar tudo organizado, ou seja, sabendo o que deve ser feito e onde procurar. A desorganização faz com que as coisas ganhem proporções assustadoras.

Procure listar suas atividades em um papel ou faça um cronograma. Mas, esteja ciente que imprevistos acontecem e que você também deve saber lidar com eles. Ser organizado não é ser controlador. Busque conhecimento para contornar as adversidades que estão fora do seu controle. 

2-) Entenda seus pensamentos e sentimentos

Converse consigo mesmo! 

Sempre que se sentir aflito, procure entender o que gerou aquele sentimento ou pensamento para identificar os fatores estão relacionados com tal estado emocional. 

Entretanto, não se cobre e não se questione o tempo todo. Deve existir um equilíbrio entre querer se entender e se questionar.

3-) Encontre um hobby ou uma atividade prazerosa

Os hobbies são atividades que nos trazem relaxamento e descontração. Ache a sua atividade favorita e dedique-se a ela no seu tempo livre! 

Caso ainda não tenha encontrado a sua, primeiramente separe algum momento do dia ou da semana para fazer algo que você goste muito. Esse momento de relaxamento consigo mesmo é extremamente valioso.

Saiba mais: Corpo e Mente – a ligação incrível que reflete na sua saúde.

alguns hobbies para ajudar a controlar a ansiedade

4-) Jamais prejudique o seu sono

Muitas pessoas deixam o sono de segundo plano para poderem trabalhar mais ou realizarem tarefas de casa. O resultado disso são dias mais cansativos e ansiosos. 

De fato, para colocar seu sono em dia, procure incorporar o hábito da higiene do sono. Desse modo, organize suas horas de sono, deixe seu quarto confortável, de preferência escuro e silencioso para dormir, evitando consumir muitos alimentos ou realizar atividades físicas logo antes de dormir. Também não assistir televisão e não levar o celular para cama é um excelente hábito. 

Por fim, ao longo do tempo, as suas noites de sono vão ficando mais proveitosas e você se sente mais disposto e preparado para o dia seguinte, evitando aquela sensação de cansaço constante presente. 

5-) Procure ajuda de um psicólogo ou um psiquiatra

Primordialmente, investir na sua saúde mental é uma das formas mais belas de autocuidado. Quem procura esses profissionais sabe que eles podem ajudar qualquer pessoa a tratar determinados comportamentos para aumentar o bem-estar e melhorar suas relações interpessoais de forma bastante positiva.

6-) Conheça alguns manipulados que podem ajudar a controlar a ansiedade

  • RELORA®:

O Relora® é um ativo com eficácia comprovada na diminuição da ansiedade, agitação do sono, níveis de cortisol e compulsão alimentar relacionada ao estresse. Além disso, possui efeitos ansiolíticos e antidepressivos.

O Relora® é eficaz na redução do estresse e capaz de aumentar os sentimentos de bem-estar.

Quer saber mais sobre o RELORA®? Clique aqui.

  • ZEMBRIN®:

O Zembrin® é um composto de origem natural que possui benefícios significativos na melhora do humor e bem-estar, na ansiedade e no aumento da função cognitiva em pessoas que sofrem de transtorno alimentar, ansiedade, tensão e TPM. Sendo assim, promove o alívio rápido e eficaz nos sintomas de estresse, melhora a disposição, o humor e a cognição.

Quer saber mais sobre o ZEMBRIN®? Clique aqui.

E aí, o que você achou? Continue acompanhando os nossos conteúdos.

Comentários