QUIZ: O QUE OS SEUS HÁBITOS DIZEM SOBRE A SUA SAÚDE?

QUIZ: O QUE OS SEUS HÁBITOS DIZEM SOBRE A SUA SAÚDE?

A preocupação com a saúde está a cada dia mais presente na vida das pessoas, o que é um excelente sinal. Para você analisar como os seus hábitos interferem ou ajudam na sua saúde, criamos um quiz e elencamos algumas dicas. Faça agora e continue a leitura!

Mesmo com a quantidade de informações que recebemos sobre a importância de se ter uma melhor qualidade de vida, muitas pessoas ainda afirmam ter dificuldade de adicionar em sua rotina alguns hábitos para melhorar a saúde.

Sendo assim, o Dia Mundial da Saúde vem aí, e é celebrado no dia 07 de abril com o intuito de ajudar as pessoas a melhorarem e até mesmo mudarem os seus hábitos. Para embarcarmos nessa onda, criamos um quiz para verificar em qual estágio você está. Faça agora!

E aí, qual foi o seu resultado? Contudo, independente de qual seja, reforçaremos algumas dicas para você melhorar a sua rotina de cuidados com a saúde.

Mais dicas para ter uma vida mais saudável

Cuide e conheça o seu colesterol

Um dos principais pontos quando falamos de alimentação é o colesterol. Trata-se de um tipo de gordura presente no organismo e que, além de ser produzido pelo corpo, é proveniente da nossa alimentação.

Apesar de muita gente acreditar que ele é um grande vilão, ele é essencial para o bom funcionamento do corpo, sobretudo para a produção de alguns hormônios. Ele é ligado às lipoproteínas, responsáveis pelo transporte dessa gordura em nosso organismo.

Mas, esse conjunto (colesterol + lipoproteínas) recebe determinadas classificações, e algumas delas são conhecidas como o “colesterol ruim”. A alta na quantidade dessa gordura pode estar associada a doenças como infarto de miocárdio e AVC, além de aumentar o risco de desenvolver diabetes.

Sendo assim, é muito importante realizar exames regulares para verificar os níveis de colesterol.

Como você pode começar a ter uma alimentação mais saudável?

Antes de começar um nova fase em sua rotina alimentar, é essencial entender algumas regras para uma dieta mais balanceada.

A primeira regra é a variedade: explore diferentes grupos da pirâmide alimentar, como porções de cereais, hortaliças, frutas, leguminosas, carnes e ovos, leite e derivados, gorduras e açúcares.

Porém, mantenha a moderação, sem exagerar na quantidade dos alimentos ingeridos, bem como cuidar do equilíbrio. Tente consumir alimentos variados, mas sempre respeitando a quantidade de porções recomendadas em cada grupo.

Leia mais: 7 principais mitos e verdades sobre emagrecimento.

na imagem temos uma pirêmide com todos os alimentos

Sua saúde agradece: manere na ingestão de doces

O aumento de peso está muito relacionado a ingestão exagerada de doces e pode trazer diversos problemas, o que inclui o risco de desenvolver diabetes e até mesmo a aceleração do processo de envelhecimento.

Apesar da sensação do prazer de comer aquele “chocolatinho”, muito açúcar torna-se vilão no nosso cotidiano. Não é preciso eliminar de forma drástica os doces da rotina, mas é necessário ter mais equilíbrio.

Uma dica de ouro é evitar o consumo de produtos industrializados. Além de conter alta quantidade de açúcar, esses fazem mal para a saúde de maneira geral. O ideal é tentar minimizar o consumo dos doces e, quando bater a vontade de adoçar a boca, optar por outras opções, como as frutas, por exemplo.

Conheça a linha completa de emagrecedores da Rosário Manipulação!

A prática de atividade física é essencial para a manutenção da sua saúde

Essa dica também é clichê, porém é sempre importante reforçar. As atividades físicas, além de fazer bem para a nossa saúde, também faz bem para a nossa saúde mental. Durante os exercícios, o corpo humano libera hormônios essenciais para o nosso bem-estar, e, em conjunto, eles trabalham para gerar a sensação de satisfação e prazer ao organismo.

Assim como a alimentação saudável, a prática de atividade física também é uma das principais maneiras de evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como as citadas diabetes, obesidade e hipertensão.

Contudo, o Brasil, infelizmente, é um país sedentário. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, do IBGE, indicam que pouco mais de 40% da população brasileira acima dos 18 anos não pratica atividade física ou pratica menos do que 150 minutos por semana – incluindo momentos de lazer, trabalho e deslocamento.

Cuide da sua saúde emocional: procure um profissional qualificado para te ajudar

Saber como cuidar da saúde mental é fundamental para que o indivíduo consiga lidar com diferentes situações e emoções naturais e comuns do nosso convívio. Por isso, uma vez que a pessoa tenha saúde mental, poderá sentir-se bem consigo e com aqueles que estão a sua volta. 

Sendo assim, mantenha boas relações, valorize os momentos de lazer, dimunua o tempo online, estabeleça seus objetivos, priorize o seu sono e conte com ajuda de um profissional.

O que acharam dessas dicas? Continue acompanhando os nossos conteúdos!

Comentários