Cardápio para quem tem psoríase | Alimente-se Corretamente

Cardápio para quem tem psoríase | Alimente-se Corretamente

A psoríase é uma doença que se manifesta na pele de crianças e adultos, e não tem cura. Por ser confundida com alergias e demais irritações, muitas vezes é desconhecida pela maioria das pessoas. Em razão disso, a enfermidade acaba sendo ignorada e toma proporções bem mais graves do que se tratada desde sua primeira manifestação.

Os sintomas mais comuns da psoríase incluem coceira, vermelhidão, irritação sem motivo aparente, afinamento da pele, placas avermelhadas cobertas por uma fina camada prateada ou branca, feridas pelo corpo, unhas com fissuras.

Há fortes indícios de que a manifestação da psoríase esteja relacionada à baixa do sistema imunológico e ao ambiente em que o portador dessa doença vive.

Daí a importância de se entender melhor a enfermidade, que não é contagiosa. É autoimune, crônica e acredita-se que de origem genética, já que sua causa direta ainda é desconhecida.

Ou seja, a psoríase depende bastante de como o enfermo se porta diante dos seus sintomas. Alguns alimentos pioram a condição, irritando a pele, enquanto outros ajudam na cicatrização de feridas e evitam que a pele fique sensível.

Entre os alimentos que pioram a psoríase, café, álcool, industrializados, excesso de carboidratos, cigarro, dentre outras substâncias, podem desencadear ou piorar os episódios de psoríase

Entre os alimentos que melhoram a psoríase, o cardápio precisa ser bastante variado e rico em substâncias que fortalecem o sistema imunológico e a pele.

Por ser uma doença inflamatória, o cardápio para quem tem psoríase deve ser livre de substâncias que também contribuem para o aumento de peso.

Ou seja, além de praticar exercícios ao ar livre, aqueles que desejam controlar os episódios da doença precisam adotar uma dieta balanceada.

Café da manhã

A primeira refeição do dia já deve incluir alimentos que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para o melhor funcionamento do organismo.

No cardápio para quem tem psoríase, o café da manhã não inclui café preto. O ideal é tomar um suco verde batido com folhas escuras, entre elas agrião, espinafre, couve. O limão, rico em vitamina C, é ótimo para revitalizar a pele. No lugar de pães e queijos, que são alimentos inflamatórios do organismo, consuma ovos, que são ricos em proteínas.

Lanche da manhã

As pessoas que sentem fome entre as refeições podem complementar o cardápio com lanches leves, como frutas. Os iogurtes não são uma boa opção, pois contêm leite e carboidratos, elementos considerados inflamatórios para o organismo.

Opte pelo abacate, que é rico em gorduras boas. Amassado com linhaça, traz enormes benefícios para os portadores de psoríase. Outra fruta excelente para o lanche é o morango ou kiwi.

Almoço

A alimentação balanceada é regra a ser seguida em todas as refeições. Com o almoço não é diferente.

Legumes e verduras escuras como escarola, ora pro nobis, brócolis, precisam fazer parte do cardápio para quem tem psoríase. Para completar a refeição, o ideal é consumir peixes ricos em ômega 3, dentre eles salmão, sardinha, atum e bacalhau. Para temperar o prato, azeite e ervas frescas, como coentro, manjericão, salsinha e cebolinha.

Lanche da tarde

Os queijos e pães são alimentos que não podem ser consumidos em excesso. Então, no cardápio para quem tem psoríase é importante planejar a substituição por castanhas, por exemplo.

Castanhas são ricas em ácidos graxos, que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a diminuição dos episódios da psoríase. Por isso, precisam ser ingeridas com regularidade.

Pães sem glúten também são uma boa alternativa para enganar a fome, sem piorar o episódio de psoríase.

Jantar

A última refeição do dia deve reunir alimentos que contribuam para o equilíbrio do corpo e também do sistema imunológico. Uma opção para se evitar bolos, biscoitos e outros itens de padaria, é a sopa.

Sopa de cenoura, tomates e chuchu, além de saborosa, inclui alimentos saudáveis e ditos anti-inflamatórios, ou seja, podem fazer parte do cardápio para quem tem psoríase.

Para quem não se apetece com sopas, uma alternativa é a salada acompanhada de carnes magras. Legumes de cores variadas, assados, também são muito saborosos. Basta colocá-los em uma assadeira untada com azeite ou manteiga.

Importante ressaltar que nenhum alimento deve ser consumido de forma exagerada. A obesidade também piora a condição da psoríase.

O maior segredo para melhorar a aparência das lesões, além de manter uma alimentação saudável e mais natural, é usar produtos tópicos adequados para a psoríase, como cremes, pomadas, xampus, sabonetes formulados especialmente para a condição mais sensível da pele.

Para conhecer algumas opções de tratamento para psoríase, superar o preconceito, entender os sintomas mais frequentes e as formas de controlar a irritação na pele, baixe o e-book “Guia para Orientação – Tudo que você precisa saber sobre a psoríase”.

Comentários