Disbiose intestinal – o desequilíbrio da sua flora intestinal e suas consequências.
A disbiose intestinal é o nome que se dá para o desequilíbrio da flora intestinal, que é o conjunto de bactérias que vive no nosso intestino.
Engana-se quem pensa que as bactérias são seres necessariamente maléficos para os seres humanos, pois a ampla maioria delas são inofensivas ou benéficas para nós.
Inclusive, algumas delas vivem no nosso organismo, o que deixa o nosso corpo muito mais saudável.
Entretanto, por alguns motivos, pode haver um desequilíbrio de bactérias no nosso intestino, episódio chamado de disbiose intestinal.
Ela pode ser muito maléfica para o organismo.
Assim, é importante conhecer melhor o que é essa doença, quais suas causas, sintomas e tratamento.
A seguir, você verá melhor sobre isso e muito mais.
Acompanhe a leitura!
O que é a disbiose intestinal e quais os seus sintomas?
Como dissemos acima, a disbiose intestinal pode ser conceituada como o desequilíbrio da flora intestinal.
As bactérias do nosso intestino ajudam em diversos aspectos do nosso organismo, como digestão, inflamação e até mesmo no sistema imunológico.
Desse modo, essa desproporção entre as bactérias gera vários sintomas no organismo, como:
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Arrotos;
- Gases;
- Vômitos;
- Náuseas;
- Distensão abdominal;
- Candidíase de repetição;
- Etc.
Quais as consequências da disbiose intestinal?
Se não for tratada rapidamente e se esse problema permanecer ao longo do tempo, a disbiose intestinal pode gerar diversas consequências trágicas para o organismo.
Dentre elas, cabe destacar lúpus, diabetes tipo 2, intolerância à lactose, doença celíaca, síndrome do intestino irritável, artrite e até mesmo câncer no reto e Alzheimer.
Como nós sabemos, o nosso intestino funciona como o 2º cérebro, e muito disso se deve aos poderes da flora intestinal.
Assim, se ela estiver desregulada, até mesmo nosso sistema imunológico e memória podem ficar comprometidos.
Quais as causas da disbiose intestinal?
São vários os fatores que podem causar a disbiose instestinal.
A seguir, vemos os principais.
Alimentação desregulada
Sem sombra de dúvidas, o tipo de dieta influencia imensamente na qualidade da flora intestinal.
Dessa forma, é válido destacar que carnes vermelhas, peixes e ovos estimulam a produção de substâncias que são tóxicas para as bactérias benéficas do intestino.
Além disso, é preciso destacar o papel fundamental das fibras, pois sem elas o intestino não consegue funcionar corretamente, ficando inflamado e com a digestão muito mais dificultada.
Dentre os vários alimentos pobres em fibras, podemos destacar farinha refinada, açúcar refinado, doces, biscoitos e bolachas, dentre vários outros alimentos industrializados
Ainda acerca da alimentação, é interessante destacar que existem vários alimentos gordurosos que também fazem muito mal para a flora intestinal, como as carnes vermelhas, os sorvetes, além de leite e queijo.
Medicamentos
Além da alimentação, outra grande causa da desregulação da flora intestinal é o uso de medicamentos.
E detalhe, isso pode acontecer com vários medicamentos!
Até mesmo o ibuprofeno e a aspirina, quando utilizados com medicamentos que deixam o estômago menos ácido, podem gerar consequências negativas no organismo, com o desequilíbrio da flora intestinal.
De fato, sem dúvidas um dos grandes vilões entre os medicamentos são os antibióticos.
Pois eles, se tomados em excesso ou por muito tempo, podem gerar bactérias mais fortes e resistentes à ação desses medicamentos.
Isso promove uma grande quantidade dessas bactérias ruins, o que dificulta no combate a outras doenças, pode causar infecção intestinal e ainda desregular a flora intestinal.
Outras causas
Embora a alimentação desbalanceada e o uso inadequado de medicamentos sejam os principais causadores da disbiose intestinal, existem vários outros fatores relacionados a essa doença.
Estresse, depressão e ansiedade, por exemplo, são condições mentais que geram várias consequências fisiológicas ao indivíduo, dentre elas, a disbiose intestinal.
Além disso, o envelhecimento e o consumo de drogas, como tabaco e álcool, também podem gerar a desregulação da microbiota intestinal.
Qual o tratamento da disbiose intestinal?
1. Alimentação adequada
Obviamente, a principal dica para regular o intestino é comer adequadamente.
Assim, é interessante evitar o consumo de alimentos gordurosos e também da carne vermelha, peixes e ovos em excesso.
Além disso, é de extrema importância consumir alimentos ricos em fibras e evitar alguns produtos industrializados, como biscoitos, bolachas e salgadinhos de milho.
2. Análise de medicamentos
Para regular a flora intestinal, também é importante ir ao médico e fazer uma análise para saber se alguns dos medicamentos que você toma está causando essa situação.
O cuidado em especial deve ficar com os antibióticos, que só devem ser usados em caso de necessidade e sob rígida prescrição médica.
3. Suplementos
Outra boa dica para regular a microbiota é consumir alguns suplementos, que são bombas de vitaminas benéficas ao organismo, como os lactobacilos e as bifidobactérias.
Com o uso de suplementos, em pouco tempo pode haver a regulação do intestino, uma melhora da imunidade e o aumento da absorção de nutrientes pelo intestino.
E então, gostou de saber mais sobre a disbiose intestinal?
Como vimos, é uma situação que pode proporcionar muitos malefícios ao organismo.
Mas com um tratamento adequado, com alimentação saudável e suplementos probióticos, a situação pode ser solucionada.
Tem alguma dúvida ou quer deixar sua opinião?
Então faça um comentário logo abaixo!
Comentários