Doenças de pele causadas pelo estresse

Doenças de pele causadas pelo estresse

O estresse é um mal que ataca a humanidade. 

Mulheres, homens e até mesmo crianças sofrem com esses sintomas, seja por conta de uma prova mal feita na escola, trabalho em excesso, objetivos não realizados etc.

Nesse sentido, há alguns clássicos sintomas do estresse, como: cansaço exagerado, medos inexplicáveis, sono fora de hora, falta ou excesso de apetite, dores pelo corpo, dentre outros.

Dito isso, é válido destacar que a pele é o maior órgão do corpo humano e é profundamente afetada por esse mal, já que é bastante vulnerável às emoções.

Você inclusive já deve ter reparado como as pessoas mais alegres e relaxadas têm a pele mais luminosa e viçosa, não é verdade?

Por outro lado, aquelas que passam por algum período de tristeza, ansiedade ou nervosismo costumam apresentar ressecamento, vermelhidão e até mesmo doenças de pele causadas pelo estresse.

Conheça as principais doenças de pele causadas pelo estresse

Acne

Fala a verdade, quase todo mundo já sofreu dessa enfermidade alguma vez na vida.

Essa é uma doença inflamatória que se manifesta na adolescência ou fase adulta basicamente pelos seguintes pelos motivos: 

  • hereditariedade; 
  • calor excessivo combinado com o uso de cosméticos inadequados;
  • glândulas sebáceas que produzem muito óleo, fechando os poros e permitindo o desenvolvimento de bactérias; 
  • hormônios descontrolados que acabam resultando em espinhas inflamadas e cravos.

Mas afinal, o que faz a acne ser uma das doenças de pele causadas pelo estresse?

Acontece que essa condição mental promove uma intensa descarga de cortisol, que estimula hormônios androgênios e aciona as glândulas sebáceas, gerando uma liberação de óleos na pele, causando acne. 

Os tratamentos são variados, e podem ser feitos com a aplicação de esfoliantes, uso de antibióticos, isotretinoina, laser fracionado, luz pulsada etc.

Alopecia areata

Essa é uma das doenças de pele causadas pelo estresse que mais deixa o portador com a autoestima baixa, já que causa queda súbita de cabelo.

O tamanho das falhas no couro cabeludo pode alcançar maiores proporções, resultando em enorme desconforto e provocando o isolamento social naquele que carrega esse mal.

A maior causa da alopecia areata é o estresse, que desencadeia a produção de anticorpos que combatem o folículo piloso e fazem os fios caírem.

A alopecia pode ser passageira ou persistente, e o tratamento se dá com o uso dos seguintes produtos:

  • corticoides;
  • medicamentos orais;
  • xampus e loções à base de minoxidil.

Dependendo da gravidade da situação, pode ser necessário um transplante capilar.

Dermatite atópica

Pode ser citada como uma das doenças de pele causadas pelo estresse que mais atinge os portadores de rinite alérgica, asma e bronquite.

A enfermidade causa o aparecimento de erupções e crostas no rosto, mãos, pés, pernas, braços, couro cabeludo.

A coceira é bastante intensa, e muitas vezes torna o ato de se coçar incontrolável, aumentando ainda mais as lesões da pele, que podem ser contaminadas por bactérias que estão embaixo das unhas.

O estresse, combinado com o banho quente e o atrito de toalhas, aumenta ainda mais as lesões, que melhoram com o uso de cremes e pomadas à base de corticoides, antibióticos orais, anti-histamínico, imunomoduladores, luz ultravioleta etc.

Vitiligo

Este distúrbio provoca a perda de melanócitos, que são as células que produzem a melanina e dão pigmento a pele.

Os portadores dessa doença de pele causada pelo estresse exibem manchas lisas e esbranquiçadas.

O uso de protetor solar é indispensável, já que essa região é bem mais sensível e desprotegida.

O vitiligo costuma se manifestar em pessoas com predisposição genética, mas que também passam por altos níveis de estresse causados por tristeza, separação, descontentamento, entre outros.

Além disso, ela é uma doença autoimune, pois o próprio corpo produz os anticorpos que destroem as células que dão cor à pele.

Alguns cremes e a aplicação de laser costumam melhorar a aparência da despigmentação.

Nos casos mais severos, é indicado o transplante de pele.

Dermatite seborreica

Mais conhecida como caspa, a dermatite seborreica é uma doença que produz inflamação, vermelhidão, coceira e descamação ao redor do nariz, em volta das sobrancelhas, atrás da orelha, pelo rosto e peito.

Clima mais seco, alterações hormonais, fungos e produção exacerbada de óleo, aliados ao estresse, desencadeiam os episódios.

Para diminuir a coceira e controlar os sintomas são indicados xampus e sabonetes à base de enxofre, loções capilares com ureia, cetoconazol e ácido salicílico.

Dependendo da gravidade, são úteis ao tratamento anti-inflamatórios e antifúngicos orais.

Psoríase

A psoríase é uma inflamação crônica que causa lesões avermelhadas recobertas por escamas brancas ou prateadas. Elas aparecem nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, unhas, sola dos pés e virilha, dependendo do tipo de psoríase.

Na sua forma mais grave, pode atacar as articulações e até mesmo causar o enrijecimento.

Vale lembrar que ela é uma doença hereditária e que piora com o estresse.

Também é classificada como autoimune, pois sua manifestação ocorre com um ataque do próprio organismo, devido à renovação da pele ser mais acelerada do que o normal.

A psoríase é uma doença autoimune e acontece porque a renovação da pele é mais acelerada que o normal.

Tratamento para psoríase depende da gravidade do caso.

Pomadas, loções, medicamentos injetáveis ou orais, imunossupressores e luz solar são apenas alguns exemplos.

Herpes

Esta é uma das doenças de pele causadas pelo estresse que mais se manifesta em períodos de crise.

Também contribuem para a sua manifestação o sol em excesso e a baixa umidade.

As feridas podem surgir principalmente ao redor dos lábios, narinas e genitais.

O tratamento é importante para diminuir a transmissão e se dá com medicação oral e aplicação de creme tópico.

Rosácea

Ataca a face, deixando a pele extremamente rosada, podendo causar pus, nódulos, inchaço, vasinhos aparentes no entorno do nariz.

O estresse está diretamente relacionado à manifestação dos episódios de irritação da pele.

Para tentar controlar a manifestação, além de se manter equilibrado, é necessário evitar cosméticos que contenham ácidos e álcool.

Envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce é uma das principais doenças de pele causadas pelo estresse, pois ele libera os radicais livre e causa a diminuição da elasticidade, aumenta as manchas, rugas, resulta na perda de viço, brilho natural.

Vitamina C, proteção solar, limpeza de pele adequada e rotineira, aplicações de laser, peeling, ajudam a melhorar a aparência da pele afetada pelo estresse. 

Portanto, o ideal é evitar o dano, cuidando das emoções, alimentando-se bem, bebendo bastante água e eliminando o tabagismo.

O nervosismo, a ansiedade, os medos injustificados e as preocupações excessivas caracterizam esse distúrbio, que se reflete diretamente na saúde. 

Por fim, é importante citar que como são muitas as doenças de pele causadas pelo estresse, a prática de exercícios físicos e a manutenção do equilíbrio da mente são fundamentais para uma pele mais saudável.

Viu como há é grande a quantidade de doenças de pele causadas pelo estresse?

Agora o melhor a ser feito é procurar formas de diminui-lo, de forma a manter a sua pele sempre linda e lisa. 

E aí, gostou do texto?

Conhece mais alguma doença ou gostaria de deixar a sua opinião?

Então faça um comentário abaixo!

Comentários