5 doenças imunossupressoras que são muito comuns e você são sabia

5 doenças imunossupressoras que são muito comuns e você são sabia

As doenças imunossupressoras são aquelas que atacam o sistema imunológico, principal mecanismo de defesa do organismo contra microrganismos invasores, como fungos, bactérias e vírus.

Com elas, os indivíduos ficam com o sistema imunológico mais fraco, deixando o organismo mais vulnerável a todos esses agentes.

Desse modo, é de extrema importância você saber quais são as doenças imunossupressoras, para cuidar não só dela, mas também se precaver de outras possíveis infecções.

A seguir, nós mostraremos as principais doenças imunossupressoras.

Quer saber quais são?

Então é só continuar a leitura!

1. Aids

Quando nós falamos sobre doenças que atacam o sistema imunológico, todo mundo automaticamente pensa na aids.

Afinal, nos anos 80 o mundo foi acometido por essa enfermidade de forma muito intensa, tendo ocorrido uma epidemia ou até mesmo uma pandemia, na opinião de alguns especialistas.

Além do fato de muitas pessoas terem sofrido dessa doença, ela tem um impacto cultural esmagador, tendo vitimado diversos artistas, como Cazuza, Renato Russo e Freddie Mercury.

O vírus HIV é especializado no ataque aos linfócitos T, o que deixa o indivíduo extremamente vulnerável para as chamadas ‘’doenças oportunistas’’, como pneumocistose, tuberculose e histoplasmose.

2. Câncer

O câncer é uma doença caracterizada pela multiplicação de células defeituosas, que pode desencadear efeitos catastróficos em seus pacientes.

Com isso, todo o organismo tende a ficar debilitado (especialmente a área atingida), incluindo o sistema imunológico, muito mais depressivo em pacientes de câncer.

Além disso, cabe destacar que o tratamento do câncer muitas vezes é realizado com quimioterapia, que consiste numa terapia de radiação sistêmica, que ataca todas as células do corpo.

E isso inclui também as células de defesa, como os linfócitos, o que obviamente deixa a pessoa muito vulnerável.

Contudo, felizmente, após o processo quimioterápico o indivíduo tende a recuperar a imunidade quase que em sua totalidade.

3. Diabetes

A diabetes é uma doença crônica associada à dificuldade de entrada do açúcar nas células por causa da baixa/inexistente produção de insulina (hormônio que permite a entrada de açúcar nas células)

Com isso, a glicose (açúcar) fica armazenada no sangue, o que causa diversos problemas de saúde para o paciente.

No caso da diabetes, a relação entre ela e o sistema imunológico é menor.

Ou seja, se bem controlada, a diabetes não afeta a imunidade de forma expressiva.

Contudo, é possível que afete, pois o excesso de açúcar no sangue gera a debilidade em vasos menores e mais finos, reduzindo a imunidade no local.

Desse modo, fica muito mais fácil haver a proliferação de microrganismos invasores naquela região.

4. Anemia

A anemia é uma doença caracterizada pela deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína das hemácias que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo.

Dentro desse contexto, o ferro tem um imenso destaque, pois ele é um dos principais minerais envolvidos na produção da hemoglobina.

Por isso, muitas pessoas costumam associar a anemia com a ‘’falta de ferro’’.

Além disso, o ferro tem uma importância imensa na formação dos linfócitos, que são células do sistema imunológico.

Desse modo, não é que a anemia cause a baixa imunidade, ela é apenas um sinal de alerta para a imunossupressão, devido à deficiência de ferro no organismo.

5. Obesidade

Sim, infelizmente pessoas obesas têm um sistema imunológico enfraquecido e debilitado.

De modo geral, podemos afirmar que a obesidade aumenta a reação inflamatório do organismo em um nível muito alto.

Além disso, o tecido adiposo produz diversas substâncias que acabam por dificultar o trabalho das células de defesa, que passam a ter mais dificuldade de eliminar agentes invasores.

É por isso que, se você observar bem, pessoas obesas tendem a ficar mais doentes que o restante da população.

E é também com base nesses estudos que a obesidade é considerada uma comorbidade, gerando, por exemplo, uma prioridade na fila de vacinação para a COVID-19.

6. Desnutrição

Embora muitos não considerem exatamente como uma doença, a desnutrição consiste na deficiência nutricional do organismo.

Isso ocorre por causa da baixa ingestão dos nutrientes para atender as necessidades energéticas, de modo que o organismo funcione plenamente.

Para se ter uma ideia da magnitude desse problema, estima-se que em 2021 cerca de 2,3 bilhões de pessoas não têm uma alimentação adequada.

Enquanto isso, cerca de 820 milhões de indivíduos sofrem de fome no mundo, o que pode desencadear um caso de desnutrição aguda.

Com uma alimentação deficiente, todos os sistemas do indivíduo, incluindo o imunológico, não funcionam corretamente, o que caracteriza um quadro de imunossupressão.

E aí, entendeu quais são as principais doenças imunossupressoras?

Como vimos, muitas enfermidades comuns do dia a dia reduzem o poder do sistema imunológico.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de dar sua opinião sobre nosso conteúdo?

Então deixe o seu comentário logo abaixo!

Comentários