Fototerapia para psoríase – Conheça mais uma opção de tratamento da doença
Enfermidade que afeta cerca de 5 milhões de brasileiros, a psoríase é caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas que provocam lesões em várias regiões do corpo.
Essas manchas podem, inclusive, complicar a vida dos enfermos, causando, além dos sintomas fisiológicos, diversos constrangimentos sociais.
Nesse sentido, urge a importância de buscar tratamentos que de fato sejam eficazes contra essa enfermidade.
Dentre eles, destaca-se a fototerapia.
A seguir você confere tudo o que precisa saber sobre fototerapia para psoríase.
Está curioso?
Então continue a leitura!
Conhecendo e entendendo a psoríase
Como já introduzimos no começo do texto, essa enfermidade tem como principal sintoma o aparecimento das famosas lesões avermelhadas e descamativas.
É necessário entender que, embora seja perfeitamente tratável, ela não tem cura, podendo se manifestar em episódios chamados de crises.
Portanto, é importante que essa doença, que é autoimune, seja tratada com bastante eficiência, a fim de proporcionar qualidade de vida para os enfermos.
O que é fototerapia
A fototerapia nada mais é do que um método terapêutico que consiste em banhos de luz, em geral raios infravermelhos e ultravioletas, que sob determinadas intensidades promovem diversos benefícios aos seres humanos.
Esse método é utilizado na enfermagem, medicina, odontologia e fisioterapia etc.
Vale lembrar que os banhos de sol, em geral, são recomendados para todas as pessoas, e para portadores de psoríase não é diferente.
Contudo, para um tratamento mais bem desenvolvido e com maior intensidade na luta contra essa doença, é usada a fototerapia.
Por que fototerapia para psoríase
Como abordamos no final do tópico anterior, a exposição ao sol em si já é benéfica para os enfermos de psoríase.
Isso ocorre porque ela consegue controlar o desenvolvimento das lesões durante períodos de crise e ajuda no processo de regeneração celular.
Especialistas ainda acreditam que a vitamina D, que tem como agente catalizador justamente os raios solares, tem uma capacidade de reduzir as inflamações da pele.
Contudo, caso essa exposição não esteja sendo suficiente, pode ser que seja necessário ir um pouco além e ir de fato para a fototerapia.
A fototerapia para psoríase consiste na exposição controlada por um especialista a raios ultravioletas em sessões algumas sessões, a depender do caso concreto.
Uma das vantagens é justamente o fato de ser indolor e de não depender das condições climáticas.
Ainda cabe destacar que a fototerapia para psoríase, de maneira geral, é considerada como um procedimento intermediário.
Isso porque os iniciais são, em geral:
- aplicar de creme hidratante;
- beber mais água;
- praticar exercícios físicos;
- usar roupas mais leves;
- etc.
Em casos mais graves, porém, o médico pode passar o uso de medicamentos sintéticos, como os corticoides, de modo a aliviar os sintomas e possibilitar uma boa qualidade de vida para os enfermos.
Dito, cabe ressaltar que, apesar dos claros pontos positivos, o uso da fototerapia para psoríase não pode ser feita de qualquer modo e não é recomendada para todas as pessoas, visto que tem seus riscos.
Abordaremos mais eles no tópico abaixo.
Quais os riscos da fototerapia para psoríase?
Assim como qualquer outro tratamento, a fototerapia tem seus riscos.
Entre eles, destacamos o envelhecimento da pele, em decorrência que exposição a raios ultravioletas, que inevitavelmente geral um envelhecimento celular.
Além disso, podemos destacar que, principalmente quando mal feito, esse procedimento pode causar queimaduras na pele.
Ademais, como já era de se esperar, a fototerapia para psoríase provoca vermelhidão na pele, coceira, além de gerar uma desidratação.
O que você pode esperar da fototerapia para psoríase?
Como já mencionamos anteriormente, a fototerapia está enquadrada como um procedimento intermediário.
Isso significa que o primário não pode, de forma alguma, ser negligenciado.
Portanto, continue com a aplicação de cremes hidratantes, bebendo bastante água, usando roupas leves e confortáveis, alimentando-se de maneira balanceada e praticando exercícios físicos.
Caso sinta que um procedimento um pouco mais avançado é necessário, então parta para a fototerapia.
Como alertamos, tende a aliviar os sintomas da psoríase, promovendo o controle do desenvolvimento das lesões e a regeneração das células.
Contudo, fique atendo aos efeitos colaterais e riscos que essa prática tem, como a chance de queimaduras, vermelhidão e coceira.
Nunca é demais ressaltar a importância de realizar esse procedimento em clínicas de qualidade e que tenham renome no assunto, visto que esse é um procedimento de saúde que está diretamente ligado à sua qualidade de vida.
Relevante ressaltar também que é sempre bom ver com o seu médico a real necessidade da fototerapia, além, é claro, de outros métodos de tratamento, como com o uso de corticoides.
E então, entendeu como funciona a fototerapia para psoríase?
Então deixe o seu comentário logo abaixo.
Tiraremos todas as suas dúvidas!
Comentários