O que causa psoríase: Tudo que você precisa saber para não ficar com dúvidas

O que causa psoríase: Tudo que você precisa saber para não ficar com dúvidas

A psoríase é uma doença de pele bastante comum, que se manifesta em crianças e adultos, e é inflamatória e crônica. Não é uma doença contagiosa, ou seja, não se “pega” de outra pessoa.

Há diferentes tipos de psoríase, que se manifestam em determinadas partes do corpo, com níveis de intensidade variados.

Doença autoimune, a enfermidade surge porque o organismo ataca a ele mesmo. O que causa a psoríase, especificamente, ainda não se sabe, mas já se tem conhecimento de fatores de risco que ajudam no desencadeamento das crises.

A autoestima do paciente também precisa ser monitorada. Como a doença se manifesta na pele, o portador da psoríase deixa de usar certas roupas para não mostrar as marcas.

O nível das feridas e o grau das lesões pode incomodar tanto o portador, que ele pode chegar ao isolamento social, o que nada contribui para a melhora das crises.

Fatores de risco

Como mencionado antes, não se sabe exatamente o que causa a psoríase. Porém, já foram identificados fatores de risco que desencadeiam as crises:

  1.  Histórico familiar: a genética é um fator determinante para a manifestação da doença. Se há casos entre pais, tios ou avós, há maior chance da enfermidade acometer outros membros da mesma família;
  2.  Estresse: uma das causas diretas para a baixa imunidade, ele deixa o organismo predisposto para o surgimento das lesões;
  3.  Cigarro: o fumo é um fator de risco altíssimo, por prejudicar a pele e deixá-la mais sensível. Assim, a psoríase consegue se manifestar de forma mais profunda e agressiva;
  4.  Obesidade: excesso de peso e gordura influenciam diretamente a psoríase. As dobras da pele ficam mais úmidas, e esse é um vetor para a manifestação da lesão;
  5.  Aids, HIV, hepatite: todos aqueles que têm deficiência imunológica e predisposição genética, podem desenvolver a psoríase em níveis mais graves. O fator de risco é duplo;
  6.  Infecção bacteriana ou viral: quadros infecciosos diminuem a imunidade e deixam o organismo com a janela aberta para manifestação das lesões.

 

Aparência das lesões

Ainda que não se conheça exatamente o que causa a psoríase, o diagnóstico feito por um médico dermatologista é rápido. A aparência das lesões é bem específica.

As manchas da pele são vermelhas, e apresentam escamas secas, que podem ser esbranquiçadas ou prateadas. A pele também pode ter pequenas manchas pós-lesão, brancas ou mais escuras.

O ressecamento é mais intenso, rachando a derme e às vezes criando lesões, que podem sangrar. Em alguns casos há coceira, queimação, dor e incômodo.

Quando a psoríase se manifesta nas unhas, elas se tornam mais grossas e descamam, descolam da base e apresentam um tom amarelado.

Aprenda a amenizar os sintomas

A psoríase, apesar de não ter cura, pode ser perfeitamente controlada. Existem pomadas para psoríase e Cremes para psoríase que podem ser manipulados especificamente para aliviar a coceira e diminuir o ressecamento da pele e melhorar o tratamento para psoríase.

Ao contrário do que muitos imaginam, banho de sol é ótimo para ajudar a amenizar as crises. Apesar de muitas vezes o doente querer esconder as lesões, é importante que elas sejam expostas ao sol, nos horários adequados: antes das 9h e depois das 16h.

Maquiagem pode ser uma aliada em certas ocasiões. Quando a crise estiver forte e for necessário tirar fotos, por exemplo. Normalmente, maquiagem para pele sensível também é liberada para portadores de psoríase.

De qualquer forma, antes de camuflar as lesões, é importante verificar a fórmula do produto com um médico, para que se tenha certeza de que não há nenhum componente que possa aumentar a lesão.

Exercícios físicos que deem prazer ajudam na produção da serotonina. O hormônio auxilia no equilíbrio do humor e deixa a pessoa mais alegre, o que contribui para aliviar sintomas e melhorar o tratamento da psoríase. Se a atividade for feita ao ar livre, no sol, excelente!

A melhor maneira de amenizar os sintomas, além do uso de cremes e pomadas específicas, é manter o equilíbrio na alimentação, no humor, na vida!

Portador da psoríase, saiba que o conhecimento sobre as causas e tratamentos adequados é indispensável para você aprender a controlar a doença, conhecer seus ciclos e amenizar os sintomas.

Quanto mais informações sobre a psoríase, melhor!

Baixe agora o nosso e-book, aprenda a conviver e controlar a doença!

Comentários