O que são doenças autoimunes, suas causas, principais sintomas e tipos mais conhecidos

O que são doenças autoimunes, suas  causas, principais sintomas e tipos mais conhecidos

Esse é um dos termos mais comuns da medicina contemporânea, quase todo mundo já ouviu falar, mas na verdade quase ninguém sabe ao certo o que são doenças autoimunes.

Mas a verdade é que os próprios cientistas ainda têm muitas dúvidas sobre elas, já que o estudo sobre elas só vêm crescendo nos últimos anos.

De todo modo, é bom você ficar bem informado, pois elas estão cada vez mais presentes na sociedade.

Estima-se que entre 5 e 10% da população sofra de alguma doença autoimune.

A seguir, abordaremos o que são doenças autoimunes, suas causas, quais seus exemplos e o seu tratamento.

Ficou curioso e quer saber sobre tudo isso?

Então continue a leitura!

O que são doenças autoimunes?

Podemos afirmar que as doenças autoimunes são enfermidades distintas que têm como origem o sistema imunológico atacar componentes saudáveis do nosso próprio organismo.

Na verdade o nosso sistema imunológico comete um erro, pensando que um tecido saudável do nosso corpo se trata de um organismo invasor.

Assim, ele passa a criar anticorpos para combater essas regiões, gerando várias doenças diferentes.

Portanto, doença autoimune não é o nome de uma enfermidade específica, e sim a nomenclatura atribuída a um grupo de doenças que têm esse mesmo fato como origem.

Inclusive, acredita-se que existem mais de 50 doenças autoimunes, sendo algumas bastante populares, como vitiligo, psoríase, diabetes tipo 1, doença celíaca etc.

Como podemos dividir as doenças autoimunes?

As doenças autoimunes podem ser divididas quanto à sua zona de atuação.

Elas podem ser:

  • Doenças sistêmicas: não atacam nenhum órgão específico, contudo, podem atacar vários. Ex.: esclerose lateral amiotrófica (ELA) e doença celíaca.
  • Síndromes locais: elas atacam um tecido em específico. Podem ser de caráter hematológico, endócrino ou dermatológico. Ex.: colite ulcerosa, tireoidite de Hashimoto.

Quais as causas das doenças autoimunes?

Os cientistas ainda não sabem ao certo porque o sistema imunológico se confunde e passa a fazer ataques contra partes saudáveis do nosso corpo.

Contudo, a ampla maioria defende que existe uma influência genética.

Ou seja, se você tem algum parente com determinada doença autoimune, as chances de você vir a desenvolver essa enfermidade são mais elevadas.

Entretanto, existem algumas situações que, se não são necessariamente a causa, elas podem desencadear crises nessas doenças autoimunes.

São elas:

  • Estresse e ansiedade;
  • Medicamentos específicos;
  • Vírus;
  • Bactérias;
  • Toxinas;
  • Hormonas.

Quais são os sintomas das doenças autoimunes?

Aqui é impossível estabelecer quais são os sintomas das doenças autoimunes, pois eles vão variar da doença autoimune em questão.

Por exemplo, o vitiligo provoca a perda de coloração da pele, a psoríase gera manchas avermelhadas e descamativas, a doença celíaca promove intensas diarreias, a esclerose múltipla promove dor, perda de visão e comprometimento da coordenação motora, e por aí vai.

Assim, o mais apropriado é identificar qual é a sua doença autoimune para só então passar para um tratamento mais específico.

Quais são as doenças autoimunes mais conhecidas?

Como dissemos anteriormente, existem mais de 50 doenças autoimunes.

Algumas são muito comuns, como a psoríase, enquanto outras são extremamente raras, como a Granulomatose de Werner, que afeta entre 2 e 12 pessoas a cada 1 milhão.

A seguir, você confere quais são as principais doenças autoimunes.

Vitiligo

Essa doença ficou conhecida mundialmente por seu paciente mais célebre: Michael Jackson, que inclusive teve sua aparência radicalmente alterada devido a essa enfermidade.

Ela é gerada porque há uma grande produção de anticorpos e linfócitos T contra os melanócitos, que são as células responsáveis pela pigmentação da pele.

O tratamento é feito com derivados de vitamina D e corticosteroides, que visam à repigmentação da pele.

Diabetes tipo 1

Doença em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, o que dificulta a entrada de glicose nas células.

Seu tratamento é feito por meio de injeções de insulina (até 6 vezes ao dia), prática de atividades físicas, monitoramento da glicemia e dieta adequada.

Esclerose múltipla

Doença gravíssima que afeta as atrizes Selma Blair e Cláudia Rodrigues.

Ela se caracteriza pelo ataque das células do sistema imunológico à bainha de mielina, cobertura que protege os neurônios, prejudicando a comunicação entre eles.

As consequências disso são perda de coordenação motora, dor, perda de visão e fadiga.

Seu tratamento é feito com imunossupressores e exige sessões de fisioterapia.

Psoríase

É uma doença de pele que afeta milhões de brasileiros, sendo caracterizada pelo aparecimento de manchas avermelhadas e descamativas em várias partes do corpo, como cotovelos, dedos, joelhos e couro cabeludo.

Seu tratamento é feito com sessões de fototerapia, uso de cremes e pomadas, medicamentos corticoides e controle do estresse e da ansiedade, além de uma dieta equilibrada e boas noites de sono.

E aí, gostou de saber o que são doenças autoimunes?

Como vimos, existem vários tipos de doenças.

Portanto, seu tratamento vai depender de um diagnóstico preciso feito por um especialista.

Tem dúvidas ou gostaria de dar sua opinião sobre o nosso conteúdo?

Então faça um comentário logo abaixo!

Comentários