Psoríase e estresse – Controlar suas emoções é fundamental

Psoríase e estresse – Controlar suas emoções é fundamental

Nosso corpo se expressa através das nossas emoções, até mesmo aquelas que queremos esconder de nós mesmos.

Você já deve ter reparado como as pessoas mais alegres e relaxadas possuem a pele mais luminosa e viçosa.

Já aqueles que passam por algum processo de tristeza, ansiedade, nervosismo constante, costumam apresentar ressecamento, vermelhidão e até mesmo doenças de pele causadas pelo estresse.

Coceira pelo corpo, descamação da pele e vermelhidão

A psoríase começa assim.

Dependendo do tipo de psoríase e sua gravidade, aparecem placas cobertas por uma fina camada prateada, feridas, dores nas articulações, bolhas com pus e inflamações profundas, que exigem internação.

Essas marcas podem aparecer na nuca, couro cabeludo, cotovelos, joelhos, tronco, costas, sola dos pés, unhas, mãos, braços.

E por isso, obriga a pessoa a se esconder enquanto as feridas estão aparentes.

Ainda que não seja contagiosa, a psoríase é uma doença que marca quem a carrega, prejudica as relações pessoais, a vida social e profissional, causa baixa autoestima e em consequência de tudo isso, aumenta o estresse. ”

O aumento do estresse, em contrapartida, piora as crises de psoríase.

Ou seja, a soma de psoríase e estresse resultam em um ciclo vicioso de manifestações das lesões.

Para quem convive com o problema, pode parecer que não há solução para a relação entre psoríase e estresse

Porém, se o estresse for controlado, as crises de psoríase podem ser amenizadas.

Não há cura para a doença, mas há tratamentos.

O tratamento para psoríase pode estar justamente relacionado à prática de rotinas que mantenham equilibrado o estado emocional da pessoa, diminuindo o estresse.

Algumas dicas para diminuir o estresse e contribuir para o controle da psoríase

Meditação – além de diminuir o estresse, ela auxilia na execução de tarefas, ao proporcionar melhor cognição e manutenção do foco. Ao trazer benefícios em geral, melhora a função imunológica, reduzindo as chances da psoríase de manifestar. Meditação também aumenta a qualidade do sono e deixa o praticante mais relaxado.

Corridas – além de reduzir o peso, aumentar a massa muscular, melhorar o colesterol e contribuir para a saúde respiratória e cardíaca, as corridas trazem imenso prazer ao praticante. Pode ser praticado de forma individual ou em grupo. O cortisol, hormônio do estresse, cai significativamente depois de uma corrida.

Yoga – tradição milenar, a yoga ajuda na conquista da saúde equilibrada. Melhora as doenças em geral, assim como a psoríase, pois diminui a ansiedade e o estresse. Também ajuda com o controle da respiração, melhora a qualidade do sono, traz paz interior.

Caminhadas ao ar livre – pode parecer um exercício simples, mas caminhadas ao ar livre podem trazer inúmeros benefícios. O sol é o tratamento natural e disponível para todas as pessoas portadoras da psoríase. Os raios ultravioletas, quando dosados, trata as lesões e melhora a qualidade da pele, de forma geral. A melhora da aparência da pele contribui para a diminuição do estresse causado pelas limitações trazidas pela doença.

Alimentação adequada – alguns alimentos contribuem para o aumento do estresse. Como visto, há relação direta entre psoríase e estresse. Pães, doces, massas em excesso prejudicam o equilíbrio do corpo. Laranjas e frutas cítricas em geral são ricas em vitamina C e são capazes de ajudar na regulação do cortisol, o hormônio do estresse. Espinafre e folhas escuras, como a mostarda e o agrião, são ricos em magnésio. Essa substância contribui para o bem-estar geral do corpo e aumenta a dopamina, que traz prazer ao organismo e diminui o estresse. Peixes ricos em ômega 3, como o atum e o salmão, são capazes de impedir o aumento dos hormônios do estresse, o cortisol e a adrenalina.

Desta forma, o estresse é controlado e também as manifestações da psoríase.

Gorduras consideradas boas, como azeite e abacate, reduzem a ansiedade e também o estresse, já que são ricos em ácidos graxos essenciais, que contribuem para o equilíbrio do corpo como um todo.

Amêndoas são sementes com vitamina B2, vitamina E, amgnésio e zinco.

Essas substâncias são ótimas para combater a ansiedade e o estresse.

Psoríase e estresse estão diretamente relacionados

Para controlar a manifestação das lesões, é necessário combater o estresse.

Porém, o tratamento não se resume a manter-se tranquilo, equilibrado e relaxado.

Se cuide!

Use shampoos, cremes, loções, que não irritem a pele já lesionada.

Existem produtos dermatológicos específicos que ajudam no controle das lesões e diminuição dos principais sintomas, como coceira, vermelhidão, descamação.

Mantendo bons pensamentos, sendo positivo, buscando por uma rotina equilibrada, a psoríase pode ser controlada.

Como vimos, estresse e crises de psoríase andam de mãos dadas.

O otimismo e autoestima é parte importante para seu controle.

Mostre o corpo, não deixe de usar camisetas, bermudas, saias e shorts.

Não deixe que os incômodos que a doença traz e nem o preconceito te fazer sentir deprimido ou ansioso intensificando as emoções negativas.

Isso pode agravar ainda mais a condição da pele.

Tenha sempre o pensamento positivo e valorize a sua vida.

Comentários