PSORÍASE E SAÚDE MENTAL: O QUE ESTA RELAÇÃO PODE REFLETIR NA PELE?
Estar com os “nervos à flor da pele” são expressões muito comuns e informais, mas que tem explicações biológicas, principalmente para quem sofre com doenças de pele, como a psoríase. No post de hoje, explicaremos qual é a relação da Psoríase e a Saúde Mental. Continue a leitura!
A psoríase é uma condição de pele que vai além do aspecto físico, afetando também a saúde mental e o bem-estar emocional dos pacientes. Esta doença crônica, caracterizada por manchas avermelhadas e escamosas na pele, não apenas causa desconforto físico, mas também pode desencadear uma série de desafios psicológicos.
A Psoríase é afetada pela saúde mental?
Embora a psoríase seja uma condição complexa com múltiplos fatores contribuintes, não há evidências diretas que indiquem que a saúde emocional seja uma causa direta da psoríase. No entanto, a saúde emocional pode desempenhar um papel significativo na forma como a psoríase se manifesta e é gerenciada.
Certamente, existem estudos que sugerem uma ligação entre o estresse emocional e a exacerbação dos sintomas da psoríase. O estresse pode desencadear respostas inflamatórias no corpo, que por sua vez podem piorar os sintomas da psoríase em algumas pessoas. Portanto, embora o estresse emocional não seja uma causa direta da psoríase, pode influenciar a gravidade e a frequência dos surtos da doença em pessoas que já a possuem.
Os desafios emocionais causados pela Psoríase
Além disso, a psoríase e os desafios emocionais associados a ela, como ansiedade, depressão e baixa autoestima, muitas vezes se alimentam mutuamente. Com toda a certeza, a presença visível da psoríase na pele pode levar a sentimentos de vergonha e estigma, o que, por sua vez, pode causar estresse emocional e afetar negativamente o bem-estar mental. Esse ciclo pode agravar os sintomas da psoríase e tornar mais difícil para os pacientes lidar eficazmente com a doença.
Portanto, embora a saúde emocional não seja uma causa direta da psoríase, é importante reconhecer a interconexão entre saúde emocional e psoríase. Tratar não apenas os sintomas físicos da doença, mas também os aspectos emocionais e psicológicos, pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral dos pacientes com psoríase.
10 dicas para você ter uma vida melhor:
Sendo assim, como explicado acima, cuidar da saúde mental é imprescindível para controlar as crises de Psoríase. Para ajudar, abaixo contém algumas dicas de bem-estar:
1. Eduque-se sobre a condição:
De fato, entender a psoríase, seus sintomas, tratamentos disponíveis e como ela pode afetar sua vida pode ajudar a reduzir a ansiedade e fornecer uma sensação de controle sobre a condição.
2. Comunique-se com seu médico:
Nesse sentido, mantenha uma comunicação aberta e honesta com seu dermatologista sobre seus sintomas físicos e emocionais. Seja proativo na busca de tratamento para ambas as questões.
3. Desenvolva estratégias de enfrentamento:
Primordialmente, aprenda técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou ioga, para lidar com o estresse emocional e físico.
4. Estabeleça uma rede de apoio:
Procure grupos de apoio locais ou comunidades online onde você possa se conectar com outras pessoas que entendem o que você está passando. Como resultado, o apoio emocional de outras pessoas pode ser inestimável.
5. Pratique o autocuidado:
Assim, tire um tempo para cuidar de si e fazer coisas que lhe tragam alegria e relaxamento, como hobbies, exercícios físicos suaves e atividades ao ar livre.
6. Cuide da sua saúde geral:
Similarmente, mantenha uma dieta balanceada, durma o suficiente e faça exercícios regularmente. Uma boa saúde geral pode ajudar a fortalecer sua resiliência emocional.
Leia mais: O que é Psoríase? E como ela influencia no exercício físico?
7. Desafie pensamentos negativos:
Esteja ciente de padrões de pensamento negativo e pratique substituí-los por pensamentos mais positivos e realistas. Desse modo, a terapia cognitivo-comportamental pode ser útil para isso.
8. Estabeleça limites saudáveis:
Acima de tudo, aprenda a dizer não quando necessário e estabeleça limites saudáveis em seus relacionamentos e atividades para evitar sobrecarregar-se.
9. Procure ajuda profissional:
Se sentir que está lutando para lidar com os desafios emocionais da psoríase, não hesite em procurar a ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Em outras palavras, eles podem fornecer apoio e estratégias adicionais de enfrentamento.
Leia mais: Combate à Psoríase: 5 maneiras de controlar os sintomas e viver melhor.
10. Seja gentil consigo mesmo:
Lembre-se de que você é mais do que sua condição de pele. Aceite-se, pratique a autocompaixão e reconheça que está fazendo o melhor que pode em circunstâncias desafiadoras.
Gostou deste conteúdo? Continue nos acompanhando. Aproveite também para conhecer a nossa linha de produtos para Psoríase Psomax. Clique aqui!
Comentários