Quem tem psoríase pode fazer química no cabelo?

Quem tem psoríase pode fazer química no cabelo?

Psoríase fere mais que a pele

Psoríase é uma doença de pele autoimune , que devido à forma como se manifesta, afasta as pessoas de quem sofre com o mal.

A pele ressecada em excesso chega a ficar bastante vermelha, com placas que descamam.

Muitas vezes, em razão da gravidade, feridas são abertas e dependendo do caso, o portador precisa de internação para receber tratamento eficaz.

Apesar de como se manifesta, não é uma doença transmissível.

Psoríase no couro cabeludo

A psoríase do couro cabeludo é um dos tipos de psoríase mais comuns que existem. Muitas vezes esse tipo da doença é confundido com uma simples caspa.

Entretanto, a caspa consiste em uma esfoliação natural do couro cabeludo.

A psoríase cria lesões salientes, com as bordas delimitadas, avermelhadas, com uma pele fina e prateada por cima e que atinge a nuca, o contorno do cabelo, parte posterior das orelhas, testa e lóbulos.

Algumas mulheres e até homens portadores de psoríase necessitam fazer química no cabelo.

Por atacar o couro cabeludo, será que quem tem psoríase pode fazer química no cabelo?

A doença em si não provoca a queda dos cabelos. O que pode ocorrer é o excesso de coceira, que provoca infecção e faz com que os cabelos caiam.

Daí a importância de se tratar prontamente as lesões quando elas surgem, para que não ocorra complicações dessa natureza.

O tratamento para a psoríase consiste em consultas e acompanhamento de um médico dermatologista, que indicará medicamentos e cuidados adequados.

Shampoos, loções, pomadas e sabonetes manipulados especialmente para a pele com psoríase são aliados no controle das manifestações da doença.

Quem tem psoríase no couro cabeludo precisa adotar certos cuidados, como listamos a seguir

  • Evite banhos muito quentes, pois pode causar ressecamento da pele e agravamento das inflamações;
  • Tome banhos de sol 15 minutos por dia em horários seguros (antes das 10 horas ou após as 16 horas).
  • Ao invés de esfregar a toalha no couro cabeludo para secar, aperte-a contra os cabelos levemente;
  • Evite grampos e presilhas em geral, pois podem gerar tração nos fios e afetar o couro cabeludo;
  • É indicado o uso de chapéus ou bonés quando se expor ao sol. O couro cabeludo pode queimar e ficar ainda mais irritado;
  • Escovas de cabelo muito rígidas e pentes não devem tocar o couro cabeludo. O ideal é pentear os fios no comprimento, evitando as raízes;
  • Secadores de cabelo e chapinhas não devem ser usados, pois o calor dos aparelhos pode desencadear ou agravar a psoríase;
  • Gel, pomadas e mousse devem ser evitados, pois essas substâncias podem afetar a pele e causar ainda mais irritação em razão dos componentes químicos.
  • Escolha um shampoo próprio para o tratamento da psoríase;

Porém, quem tem psoríase pode fazer química no cabelo?

Cabelos naturais, sem aplicação de químicas, uso de produtos para alisamento e tintura, de um modo geral, são saudáveis e mais fáceis de serem mantidos.

Quem tem psoríase deveria dar preferência para manter os fios naturais. Porém, sabemos que a vaidade muitas vezes fala mais alto e nos leva a fazer procedimentos no salão de beleza.

 

Quem tem psoríase pode fazer química no cabelo, ou deve manter sempre a mesma aparência, cor e textura naturais?

A cutícula dos cabelos é a parte mais externa da fibra capilar, e quando sofre danos externos rompe a proteção, que pode resultar em queda capilar, porosidade e ressecamento.

Cabelos danificados precisam de tempo para se recuperarem, não podem sofrer nenhum tipo de agressão externa.

Todas as pessoas que optam por alisar ou cachear os fios, mudar a cor ou aplicar algum outro tipo de química, notam que a área que recebeu o produto tornou-se irritada e mais sensível. Isso, porque muitas vezes os procedimentos envolvem substâncias como água oxigenada, chumbo, formol, que afetam diretamente a pele.

 

Por que quem tem psoríase deve evitar fazer química no cabelo

Pacientes com psoríase no couro cabeludo, que afeta a linha do cabelo, parte da testa, orelhas e nuca devem evitar tratamentos capilares agressivos que podem desencadear graves crises da doença.

Os produtos como tinturas e alisantes criam feridas na pele sensível daqueles que sofrem com a psoríase.

Ardência é o mínimo que pode ocorrer.

Formol, apesar de proibido pela Anvisa em determinadas quantidades continua sendo usado nos salões de beleza, ainda que de forma “discreta”.

Se essa substância for aplicada em quem tem psoríase, feridas podem se abrir e a enfermidade se manifestar de forma bastante severa.

Se você é portador de psoríase, nunca faça um procedimento químico nos cabelos antes de consultar um médico dermatologista.

Somente ele será capaz de avaliar os riscos e os limites da aplicação de uma progressiva ou determinada tintura.

Comentários