Sintomas da psoríase: 5 indícios de que você tem a doença
A psoríase é uma doença não contagiosa, autoimune, crônica e de origem genética. Sua causa ainda é desconhecida, porém, é possível que esteja relacionada ao sistema imunológico e ao meio ambiente a que o portador dessa doença esteja exposto.
De qualquer maneira, há como perceber sintomas da psoríase que fornecem indícios de que você tenha a doença.
Em razão de afetar apenas uma pequena parcela da população, a psoríase ainda é desconhecida por muitas pessoas, que acreditam que ela é contagiosa, ou a confundem com uma alergia de pele qualquer ou irritação a alguma substância, não dando a devida importância.
Outro fator complicador de seu diagnóstico é que nem sempre os sintomas da psoríase são os mesmos em todos os pacientes.
Cada pessoa mostra a doença de uma forma, com diferentes gravidades, e com particularidades, além de períodos específicos de manifestação, aparência desigual nas lesões.
Por isso, é necessário o diagnóstico feito por um médico dermatologista.
Ainda que seja importante o acompanhamento médico, também é necessário conhecer os 5 indícios de que você tem psoríase. Veja agora se você é um possível portador:
- Irritação da pele sem motivo aparente – o paciente continua com os mesmos hábitos de higiene e comportamento, mas a pele começa a irritar sem nenhuma causa. Várias hipóteses podem ser levantadas, atrasando o diagnóstico mais preciso;
- Maior sensibilidade ao sol – ainda que o horário de exposição seja o permitido, com o uso de protetor solar, a pele está sempre irritada e avermelhada, como se estivesse queimada;
- Pele mais fina – ainda que bem cuidada, a pele de repente se torna mais fina e sensível, estando mais suscetível a cortes e pequenas lesões;
- Descamação – muitas vezes o couro cabeludo é o mais afetado. Pode ser confundido com uma simples caspa, levando a uma troca de xampu. Se não houver uma maior atenção, o sintoma observado de maneira isolada pode se transformar em algo bem mais sério;
- Coceira – se manifesta nos braços, pernas e barriga, e também no couro cabeludo. O sintoma em si pode significar um simples ressecamento da pele, levando o paciente a trocar o creme hidratante e tomar banhos menos quentes.
Os principais sintomas da psoríase se manifestam na pele, maior órgão do corpo humano. Coceira, vermelhidão, irritação sem motivo aparente, afinamento da pele, pequenas feridas e manchas avermelhadas podem ser indícios da doença.
Por serem os mesmos sinais de alergias e irritações, quando esses sintomas surgem de forma isolada, dificultam o diagnóstico correto.
A psoríase, como percebemos, é uma doença crônica e cíclica. Apresenta melhora nas lesões, retorna de forma mais amena, e pode ser que se manifeste de forma mais intensa, dependendo de vários fatores pessoais e ambientais.
A análise desses sintomas da psoríase é o caminho para o diagnóstico correto, pois não há exame de sangue ou outro qualquer que afirme se o paciente é portador da doença ou não.
Portanto, a consulta com um médico dermatologista é imprescindível para um diagnóstico preciso e a prescrição do tratamento correto e direcionado.
Para saber mais sobre o tratamento para psoríase, aprender a lidar com o preconceito, se informar sobre sintomas frequentes e maneiras de controle, baixe o e-book “Guia para Orientação – Tudo que você precisa saber sobre a psoríase”.
Comentários