8 malefícios do açúcar que podem acabar com sua saúde física e mental

8 malefícios do açúcar que podem acabar com sua saúde física e mental

O consumo de açúcar está diretamente relacionado com doenças e mau funcionamento do organismo, assim, torna-se extremamente importante saber quais são os malefícios do açúcar.

Porque por um lado é inegável que ele torna os alimentos muito mais saborosos, por outro lado, pode nos proporcionar diversos males.

Portanto, a seguir nós falaremos quais são os principais malefícios do açúcar.

Quer saber quais são?

Então continue a leitura!

1. Enfraquecimento do sistema imunológico

Em tempos de pandemia pelo coronavírus, é extremamente importante estar com o sistema imunológico fortalecido.

No entanto, é fundamental saber que o açúcar é um vilão nesse processo.

Isso porque, quando uma pessoa come doces, ela temporariamente inibe a capacidade das células de defesa de enfrentarem invasores.

Dessa forma, se você comer doces em vários momentos do dia, seu sistema imunológico passará muito tempo sem agir corretamente contra microrganismos invasores.

2. Baixa energia

A maioria dos açúcares que consumimos no nosso dia a dia possuem um altíssimo índice glicêmico.

Isso significa que ele produz de forma imediata um alto pico de energia, mas que logo depois essa energia se reduz drasticamente.

Desse modo, o indivíduo se sente cansaço, exausto, sem energia para realizar as atividades do dia a dia, o que afeta inclusive na sua produtividade.

A longo prazo, os resultados disso tendem a ser ainda mais drásticos.

3. Obesidade

Por ser extremamente calórico, tendo 387 calorias a cada 100 gramas do produto, fica muito difícil o organismo conseguir eliminar toda essa quantidade, que acaba se convertendo em gordura, gerando a obesidade.

Isso se torna ainda mais grave porque consumimos muitas vezes sem nem perceber, com bolinhos, cafés, chás e sucos.

O maior problema é que a obesidade é um problema que tende a desencadear diversos outros problemas, como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo problemas ósseos.

Isso para não falar da diminuição da autoestima que tende a ocorrer com indivíduos obesos.

4. Estresse e ansiedade

Considerados dois dos maiores vilões desse século, o estresse e a ansiedade são duas doenças de caráter mental que podem ser desencadeadas pelo excesso de açúcar.

Isso acontece porque o açúcar tende a gerar a liberação de cortisol, que é o hormônio do estresse, com o objetivo de tentar controlar os índices de açúcar no sangue.

5. Problemas cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no mundo, superando até mesmo as causadas por todos os tipos de câncer somados.

E uma parte de todas essas mortes se deve ao fato de que o excesso de açúcar propicia o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Ocorre que o açúcar que ingerimos vai ser metabolizado pelas células do fígado, que nesse processo acabam gerando subprodutos, como o triglicerídeo.

Uma parte desses triglicerídeos liberados na corrente sanguínea se acumula nas paredes das artérias, dificultando a passagem do sangue.

Assim, o coração precisa aumentar a sua pressão, de modo a forçar esse fluxo.

Nesse sentido, com o coração sob alta pressão, os riscos de um infarto são muito maiores.

6. Diabetes

Essa talvez seja o mais óbvio dos malefícios do açúcar: o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Inclusive, essa é uma das doenças mais comuns do mundo, afetando mais de 350 milhões de pessoas em todo o planeta.

Ocorre que o açúcar que consumimos, geralmente a glicose, precisa um hormônio chamado insulina para que ele consiga entrar nas nossas células.

Caso contrário ele ficará ‘’preso’’ na nossa corrente sanguínea.

A explicação mais popular para a diabetes é que, quando o indivíduo consome muito açúcar, ocorre no organismo uma resistência à insulina, que passa a funcionar incorretamente.

Vale lembrar que a obesidade (que também pode ser causada pelo excesso de açúcar) está muito associada à diabetes.

Estima-se que 90% dos diabéticos tipo 2 são obesos.

Inclusive, pesquisadores acreditam que o fato da pessoa emagrecer já permite um controle muito maior da diabetes.

7. Desequilíbrio da microbiota intestinal

A microbiota intestinal consiste em bactérias benéficas que auxiliam na nossa imunidade, absorção de nutrientes, digestão e até mesmo na saúde mental.

Contudo, é importante ter em mente que o açúcar em excesso infelizmente mata uma boa parte dessas bactérias, o que compromete o funcionamento de todo o nosso organismo.

8. Prisão de ventre

A prisão de ventre é outra doença que tem como uma de suas principais causas do excesso de açúcar, que dificulta os movimentos no intestino e também a formação do bolo fecal, o que resulta na dificuldade de ir ao banheiro.

E então, gostou de saber quais são os principais malefícios do açúcar?

É importante ter em mente que, embora possa ser bastante maléfico, o açúcar também não precisa ser completamente eliminado do seu cardápio.

Lembre-se que equilíbrio é tudo!

Ainda tem dúvidas sobre o nosso conteúdo e gostaria de deixar a sua opinião?

Então faça um comentário logo abaixo!

Comentários