7 Principais Mitos e Verdades sobre Emagrecimento
Quando o assunto é emagrecimento, muitas pessoas têm receitas e dicas para passar, mesmo sem conhecimento de fato.
São tantas informações e fontes, que é muito fácil se perder no que realmente funciona e no que é puramente mito.
Neste artigo elencamos os 7 principais mitos e verdades sobre emagrecimento para você se livrar da dúvida e percorrer o caminho correto para perder peso de forma saudável e segura! Confira:
1 – Fazer exercício em jejum emagrece
Muitas pessoas acreditam que a perda de peso pode ser acelerada caso a prática de exercícios físicos seja feita de estômago vazio, logo nas primeiras horas da manhã.
Isso porque após um período de no mínimo 6 horas sem comer o organismo não tem a quantidade de glicose necessária para servir como fonte de energia durante o exercício, a solução então é utilizar a gordura como uma fonte rápida de energia, resultando assim na queima de gordura e perda de peso.
De fato essa prática pode acentuar a queima de gordura e o gasto calórico, todavia existem ressalvas.
Fazer exercício em jejum não queima apenas gordura, como também as proteínas dos músculos, ou seja: ao invés de perder gordura você perderá massa magra, o que não é de forma nenhuma saudável.
2 – Água com gengibre emagrece
O gengibre é uma raiz que auxilia no emagrecimento porque é um alimento antioxidante que ajuda o organismo melhorando o funcionamento do intestino, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a combater a retenção de líquidos.
Todavia, somente a água com gengibre não emagrece ninguém! É preciso combinar o consumo da mistura com práticas esportivas e reeducação alimentar para obter resultados.
Não adianta encher o estômago de água com gengibre e ter uma alimentação nada saudável, não é mesmo?
Uma dica para iniciar o consumo de água com gengibre é fazê-lo pela manhã, ainda em jejum. Especialistas também recomendam a ingestão de um copo da mistura antes das refeições como forma de reduzir o apetite e promover uma sensação mais rápida de saciedade.
3 – Cortar carboidratos ajuda a emagrecer rápido
Reduzir carboidratos acelera o emagrecimento e isso é totalmente verídico, porém cortá-los da sua alimentação pode ser altamente prejudicial.
Isso porque o carboidrato é o grande responsável por fornecer a principal fonte de energia ao nosso corpo: a glicose.
Uma redução drástica no consumo de carboidratos afetará o nível de glicose, desequilibrando o organismo, a disposição física, o humor, a qualidade do sono, entre outros pontos.
Sendo assim, você definitivamente não precisa excluir o carboidrato da sua alimentação para emagrecer.
A recomendação é focar na qualidade daquilo que é ingerido, substituindo os alimentos com carboidratos simples (prejudiciais) por alimentos com carboidratos complexos (benéficos), tais como:
- cereais integrais, como: arroz, macarrão e pão nas versões integrais, aveia;
- frutas: ameixa, laranja, mamão, banana;
- grãos: lentilha, grão de bico, feijão, quinoa;
- legumes: beterraba, couve, brócolis, couve-flor;
- tubérculos e raízes, como: batata-doce, mandioquinha.
4 – Para emagrecer é só comer verdura
Da mesma forma que cortar totalmente os carboidratos não vai te fazer emagrecer, se alimentar somente de verduras não é o caminho correto para o emagrecimento.
Isso porque as verduras e legumes são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais, porém são pobres em carboidratos e proteínas, que como já explicamos, são essenciais para o funcionamento do organismo.
Dessa forma, consumir apenas legumes como forma de emagrecimento é prejudicial ao organismo, podendo levar sim ao desenvolvimento de alguma carência nutricional.
Para emagrecer com saúde é preciso balancear a alimentação e buscar alimentos que forneçam todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo!
5 – Para emagrecer precisa parar de comer doce
A relação entre doces e emagrecimento é bastante complicada e este costuma ser um dos principais fatores que atrapalham quem começa uma dieta.
Porém, a orientação para lidar com essa substância é bem parecida com a dos carboidratos: o segredo não é cortar e sim selecionar o tipo de doce.
O grande problema está no tipo de açúcar que consumimos e na quantidade. Geralmente o açúcar mais consumido é o refinado, também conhecido como açúcar branco.
Esse tipo de açúcar está presente em diversos tipos de produtos: refrigerantes, bolachas, bolos, iogurtes, molhos, ou seja: 99% dos alimentos industrializados e processados.
Devido ao fato de que todas as suas vitaminas e minerais são perdidos no processo de refinamento, o açúcar branco fornece ao corpo apenas calorias, e aí entra o ganho de peso.
Diante disso, a melhor alternativa é substituir por opções mais saudáveis como o açúcar de coco ou mascavo.
6 – Para emagrecer preciso comer alimentos integrais
Alimentos integrais são aqueles que não passaram por nenhum processo de refinamento, portanto conservam cascas e películas protetoras que são ricas em nutrientes e fibras.
As fibras, por sua vez, são importantes aliadas no aumento da sensação de saciedade, o que consequentemente faz com que você sinta menos fome e acabe comendo menos!
Portanto sim, alimentos integrais ajudam a emagrecer!
E não para por aí! Os alimentos integrais ainda ajudam na prevenção da constipação, redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, entre inúmeros outros benefícios.
7 – Para emagrecer é preciso comer de 3 em 3 horas
Muitas pessoas acreditam que o metabolismo corporal fica mais acelerado quando nos alimentamos de três em três horas, o que não é verdade.
Cientificamente, não há nada que prove que o hábito de comer a cada 3 horas contribua efetivamente para o emagrecimento
Uma das regras básicas para emagrecer é gastar mais calorias do que se come, e comer com tanta frequência pode acabar gerando o resultado oposto ao desejado.
É preciso ter um equilíbrio e uma rotina de atividades para que o gasto calórico seja superior ao ganho, caso contrário, você continuará estagnado ou ganhando ainda mais peso.
Para mais conteúdos sobre emagrecimento, saúde e bem-estar, continue acompanhando nosso blog.
Comentários