Rotina de cuidados para quem tem psoríase – 9 dicas

Rotina de cuidados para quem tem psoríase – 9 dicas

A rotina de cuidados para quem tem psoríase é singular. Afinal, a condição torna a pele bem mais delicada e sensível do que a pele normalmente costuma ser. Causada por um sistema imune hiperativo, sem cuidados e atenção diários, a situação pode acabar ficando crítica. É verdade que as medicações e produtos especializados podem diminuir visivelmente os sintomas da doença. Ainda assim, qualquer mínima irritação pode desencadear uma crise importante ou infecções. 

Mas, a rotina de cuidados para quem tem psoríase, envolve mais do que cremes e loções. Ela inclui bons hábitos que vão desde a alimentação a uma boa noite de sono. Por isso, a partir de agora você vai encontrar algumas ideias para incluir na sua rotina de cuidados para quem tem psoríase.

Para começar, separamos algumas dicas importantes, recomendadas por dermatologistas, para aliviar o desconforto causado pela psoríase. Além disso, a ideia é lidar melhor com os sintomas e evitar gatilhos. Mas, para isso, elas devem fazer parte do seu dia a dia. Para terminar, confira uma tabela com sugestões de como lidar com as necessidades da sua pele diariamente.

Dicas importantes na rotina de cuidados para quem tem psoríase

Pode parecer desnecessário para alguns, mas manter uma boa rotina de cuidados tem efeitos a curto e a longo prazo. Afinal, a doença fora de controle faz com que novas áreas afetadas surjam no corpo. Então, defina a melhor forma de cuidar de sua pele lidando com a psoríase de forma equilibrada e que dá resultados.

1. Acalme sua pele com banhos mornos

Na rotina de cuidados para quem tem psoríase, banhos mornos ajudam a diminuir a coceira e a retirar a pele ressecada. Então, com apenas 15 minutos de água e um sabonete próprio, você pode fazer maravilhas pela sua pele irritada. De fato, ter uma banheira onde você possa ficar de molho durante esse período seria ótimo. Mas, mesmo que não tenha essa opção, o chuveiro vai servir da mesma forma.

No entanto, é bom tomar cuidado para não esfregar a pele lesionada. Aliás, tome cuidado ao se secar também, evitando friccionar a toalha contra o corpo. Além disso, evite água quente demais. Mantendo a temperatura amena, você acalma a pele ao invés de irritá-la ainda mais. Se não tiver tempo para o banho durante o dia, porém, tente usar compressas frias ou toalhas molhadas onde estiver mais irritado.

Banho tomado? Siga a próxima dica para a rotina de cuidados para quem tem psoríase.

2. Mantenha sua pele bem hidratada

De fato, essa é uma das formas mais eficazes de lidar com a irritação da pele. Assim, você ajuda na recuperação e diminui a descamação, e vermelhidão e a coceira comuns nas crises de psoríase. Então, escolha um hidratante apropriado para o grau de lesão da sua pele. Ou seja, para manter a umidade por mais tempo, o ideal é usar cremes próprios para o tratamento da psoríase; o gel geralmente é mais suave e rapidamente absorvido pela pele. Mas, independente do tipo de hidratante, evite os produtos com perfume. 

A rotina de cuidados para quem tem psoríase inclui a atenção durante o dia. Por isso, de tempos em tempos, passe hidratante novamente. Além disso, outra forma de ajudar sua pele é aumentar a umidade do ar. Para isso, você pode usar um umidificador de ambientes.

3. O poder do sol na rotina de cuidados para quem tem psoríase

Por um lado, é muito importante que você evite a exposição ao sol prolongada e sem a devida proteção. Por outro lado, as propriedades curativas do sol já são reconhecidas há séculos. De fato, a luz ultravioleta pode desacelerar o crescimento das células da pele. Por isso, pequenas doses diárias de sol podem ajudar a acalmar, cicatrizar e melhorar os sintomas da doença. 

Mas, para evitar problemas com o sol, sempre use filtro solar e só tome sol duas ou três vezes por semana. Além disso, converse com o seu dermatologista sobre a melhor forma de aproveitar a luz solar na sua rotina de cuidados. Aproveite para fazer exames regulares para monitorar a sua pele sensível.

4. Pare de fumar e limite a quantidade de álcool

Na verdade, essa dica é para a vida. Além dos cuidados importantes na rotina diária de cuidados para quem tem psoríase, você precisa ter consciência de quanto o tabagismo pode piorar a sua condição de pele. De fato, o cigarro desencadeia crises de psoríase. Por isso, se você luta para largar o fumo, experimente falar com seu médico sobre formas de diminuir o desconforto e a ansiedade. 

Quanto ao álcool, ele também deve ficar fora da sua rotina. Especialmente se você usa algum medicamento para controlar a doença, ele pode interagir com a bebida. Ou seja, pode causar danos sérios à saúde. Mas, não é preciso parar de beber. Só deve lembrar que o máximo é de uma bebida por dia para as mulheres e duas para os homens.

5. Se esforce para não coçar e cutucar a sua pele

Pode parecer impossível. Afinal, um dos sintomas mais comuns na psoríase é a coceira na pele. Mas, saiba que quando você coça, corre o risco de acabar se arranhando e machucando ainda mais a pele irritada e ferida. Como resultado, você pode acabar com uma infecção. Ao mesmo tempo, você aumenta as chances de lesões aparecerem em áreas do corpo que eram saudáveis antes. 

Por isso, a rotina de cuidados para quem tem psoríase também inclui cuidados com as unhas, para que estejam sempre limpas e curtas. E ao encarar uma coceira forte, experimente a compressa fria ou hidratante no local.

6. Cuidado com os produtos usados na sua rotina de cuidados

No dia a dia, tenha muito cuidado com os produtos que você aplica sobre sua pele sensível. Sendo assim, evite produtos irritantes como loções que contêm álcool, cremes à base de ácidos (glicólico, salicílico e lático) e até alguns sabões usados para limpeza. Além disso, fique atento aos produtos usados para fazer as roupas que você veste. Afinal, a pele sensível pode sentir tecidos muito ásperos. 

7. Cuide do estresse

Estudos demonstram que o estresse é capaz de fazer pessoas com psoríase sentirem ainda mais coceira. Em alguns casos, pessoas conseguem ligar sua primeira crise de psoríase a momentos extremamente estressantes de suas vidas. De fato, conseguir manter a ansiedade e o estresse sob controle ajuda a acalmar os sintomas. 

Para isso, a rotina de cuidados para quem tem psoríase precisa incluir algumas técnicas simples que podem ser eficazes no controle do estresse e até combater infecções. Por exemplo, experimente:

  • Dormir o suficiente todas as noites, mantendo a higiene do sono.
  • Beber no mínimo dois litros de água todos os dias.
  • Se alimentar de forma saudável.
  • Praticar alguma forma de meditação, como Yoga.
  • Tentar controlar a respiração diante do estresse. 
  • Caminhar, mesmo que por curtos períodos, todos os dias. 
  • Fazer exercícios regularmente, de três a quatro vezes por semana. 

8. Visite o dermatologista regularmente

A forma como a doença afeta a pele varia de indivíduo para indivíduo. Ou seja, em alguns casos, as lesões são limitadas a poucas partes do corpo. Por isso, eles conseguem cuidar da pele com certa facilidade. Por outro lado, algumas pessoas sofrem com as formas mais graves de psoríase. Então, grandes áreas do corpo acabam quase em carne viva, causando extremo desconforto e até depressão.

Por isso, é recomendado que quem lida com a doença visite regularmente o dermatologista como parte de sua rotina de cuidados para quem tem psoríase. Além disso, sem o devido controle, outras formas da doença podem se manifestar como a artrite psoriática. Sendo assim, ao menor sinal de dor nas juntas, procure ajuda médica.

9. Faça o tratamento corretamente

De fato, o uso incorreto de produtos pode piorar a situação. Por isso, só aplique os medicamentos indicados por seu médico ou que sejam sem contra-indicação. Aliás, evite interromper o tratamento até que a crise esteja sob controle. 

Na rotina de cuidados para quem tem psoríase, como descobrir e evitar gatilhos

Todos os dias, cerca de 5 milhões de brasileiros precisam lidar com o desconforto que a psoríase causa. Se você, ou alguém próximo, está incluído nesse número saiba que a rotina de cuidados ajuda a encontrar e evitar gatilhos. Ou seja, pode ajudar o portador a diminuir as crises e aliviar as que são inevitáveis. 

Afinal, se a doença reaparece “do nada”, é bem possível que algo no seu dia a dia esteja irritando o seu corpo. Estresse, insetos, baixas temperaturas sem os devidos cuidados, por exemplo. Mas, cada indivíduo apresenta gatilhos e sintomas diferentes. Por isso, é você quem precisa aprender a identificar o que piora o seu quadro ou dá início a uma crise. 

Como resultado, você tem mais controle sobre a doença e evita sintomas mais graves. Mas, apesar da rotina de cuidados para quem tem psoríase, pode ser que você precise de cuidados específicos. Ou seja, tratamento com medicamentos específicos e acompanhamento profissional.

Passo a passo na rotina de cuidados para quem tem psoríase

Manhã

  • Crie o hábito de aplicar hidratante antes de se vestir.
  • Dê preferência para roupas mais soltinhas no corpo, evitando atrito com a pele.
  • Reserve tempo suficiente para se alimentar de forma saudável antes de sair para escola ou trabalho.
  • Sempre aplique filtro solar antes de sair de casa.

Tarde

Noite

  • Prepare um jantar leve.
  • Pratique pelo menos meia hora de alguma atividade física prazerosa para você.
  • Tome banho morno, lembrando de evitar ficar muito tempo debaixo de água quente.
  • Aplique hidratante logo após o banho.

Hora de dormir

  • Mais uma vez, hidrate a pele usando um creme ou pomada.
  • Se tiver recomendação médica para isso, tome um anti-histamínico para reduzir o incômodo e melhorar a qualidade do sono.

De fato, manter uma boa rotina é a chave para o equilíbrio na vida de qualquer pessoa. Mas, especialmente quando você lida com uma doença crônica, essa rotina passa a ser indispensável para manter uma boa qualidade de vida e o devido controle sobre a doença.

Sendo assim, coloque por escrito as mudanças que você quer incluir na sua rotina de cuidados e aproveite para aprender mais sobre a psoríase e sobre um estilo de vida saudável.

Fontes: Psoriasis: Tips for managing (aad.org)

Psoriasis skin care: 5 tips and what to avoid (medicalnewstoday.com)

Comentários